sexta-feira, 12 de abril de 2013

Deputada Luíza Erundina fala sobre participação popular na gestão do poder público


No dia 8 de abril de 2013, no salão Dom Paulo Evaristo, do Centro Pastoral São José, ocorreu o encontro dos alunos e alunas do curso de teologia do Setor Belém com a deputada federal Luíza Erundina. A deputada fez uma breve retrospectiva sobre sua carreira política, sua amizade com Paulo Freire, que costumava falar de esperançar as pessoas. Segundo Erundina, a esperança é uma força vital no ser humano, pois o impulsiona a prosseguir, a não se abater pelo desânimo e buscar vias e modos de transformar. Ao contrário da esperança, que é revolucionária, o desencanto e o desânimo são reacionários, já que impõem ao ser humano a inatividade e a passividade.
Deputada Luíza Erundina fala sobre participação popular na gestão do poder público
Luíza Erundina discorreu sobre as questões da estruturação do poder público no Município de São Paulo. Segundo a Deputada, é necessário que se estruturem formas de participação popular que deem a quem governa o verdadeiro senso do seu papel, que é compreender e agir tendo como premissa que o poder emana do povo e em favor dele deve ser exercido. A incrementação de estruturas que permitam a representatividade da população nas instâncias que decidem o uso do dinheiro e dos bens públicos, de modo que o governo obedeça uma agenda de tarefas e serviços a serem geridos e executados sob o comando do próprio governo, mas sempre tendo em mente as decisões da população efetivadas nos conselhos de participação da gestão da vida pública.
Texto e imagens de Pe. Tarcisio Marques Mesquita

Um comentário:

  1. Esclarecendo melhor a informação, o encontro aconteceu com os alunos da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, na aula cujo tema foi sobre "Subprefeituras".

    As aulas da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, acontecem todas as segundas-feiras das 19h30 às 21h30, no Centro Pastoral São José do Belem - Av Alvaro Ramos 366 - Proximo a estação do metrô Belem.

    Venha participar!

    ResponderExcluir