sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cidadania cristã e o Programa de Metas da Cidade


           
Márcia Castro* 
        
          Neste Ano da Fé estamos colocando em prática o 11º Plano Pastoral Arquidiocesano com o objetivo de sermos “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. Uma cidade com tanta desigualdade!
           Devido a atuação dos movimentos e pastorais sociais, São Paulo foi a primeira cidade do Brasil a aprovar, em 2008, uma emenda para obrigar o prefeito a apresentar um programa de metas quantitativas e qualitativas para cada área da administração municipal. Trata-se de uma Emenda (Nº 30) à Lei Orgânica do Município de São Paulo, que é a lei que rege toda a cidade.
            O Prefeito eleito apresentou o Programa de Metas 2013/2016 no final do mês de março. Agora o Programa será apresentado à população em Audiências Públicas em cada uma das 31 subprefeituras. A Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão está coordenando este processo. As audiências visam possibilitar à população maior conhecimento sobre o plano, que contém as prioridades da gestão para os próximos quatro anos, e, principalmente, ouvir as sugestões e demandas dos participantes. Por isso tem o nome de Audiência Pública, pois todos na comunidade são convidados a comparecer, dar suas opiniões, e ouvir as respostas dos organizadores.
            No próximo sábado dia 13/04 vão ocorrer as Audiências Públicas das em todas as subprefeituras da Regiões Leste e Centro, e algumas da Região Norte. No sábado seguinte, dia 20/04 vão ocorrer as Audiências Públicas das Regiões Norte, Oeste e Sul. Procure no Blog da Pastoral Fé e Política qual é o dia e o horário que vai ocorrer na subprefeitura da sua residência ou vá até lá e informe-se pessoalmente.
            Esse é um momento importantíssimo para a nossa cidade e nós cristãos queremos que ela seja menos desigual, queremos atenção para as regiões mais periféricas da cidade, onde está a maior concentração de pessoas com maiores carências. A população mais vulnerável é aquela que Jesus Cristo sempre procurou e buscou promover a sua dignidade. Aqueles que eram considerados excluídos da sociedade, foram aqueles que Jesus dedicou toda a sua ação e a revelação do Reino de Deus. Nós seremos testemunhas de Jesus Cristo se estivermos lá na subprefeitura conhecendo quais são as metas do prefeito para aquela região. Elas estão claras? É a oportunidade de você saber onde serão construídas creches, Unidades Básicas de Saúde, Bibliotecas e Escolas. Neste ano da Juventude precisamos garantir que no Programa de Metas da cidade haja ampliação das Áreas Verdes, espaços de Lazer, Esportes e Cultura onde mora a juventude mais carente.
            Vamos dialogar sobre a cidade que temos e a cidade que queremos. Uma cidade segura, limpa, com educação e saúde de qualidade, com condições de mobilidade, com atenção às crianças, adolescentes, deficientes, idosos, pobres, migrantes enfim, queremos a vida em dignidade.
            Nós, da Pastoral Fé e Política, queremos que você exerça a sua cidadania cristã muito além do voto, que você exerça a sua cidadania contribuindo para que a cidade seja melhor. O nome política vem do grego onde polis quer dizer cidade e portanto, político somos todos nós que cuidamos e desfrutamos desse espaço público que é a cidade de São Paulo.
            Verifique com atenção o horário em que a audiência pública da sua região será realizada e compareça! Convide os jovens, amigos, vizinhos e os demais membros de sua região, discutam as necessidades, relate-as em duas vias, protocole e entregue ao subprefeito ou subprefeita. Apresente essas demandas verbalmente durante a audiência. Procure saber quando e como será divulgado o resultado dessa Audiência e quais as propostas do povo que foram incorporadas ao Programas de Metas. Peça que as próximas Audiências sejam divulgadas com maior antecedência para que possamos nos organizar melhor e com mais calma.
Participe! Prepare o Plano de Metas da sua Região!
Seja testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo!


*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 12/04/2013 

Nenhum comentário:

Postar um comentário