sábado, 23 de janeiro de 2010

Santuário de N. S. da Penha - João Pessoa/PB

Nas tradicionais férias de final de ano em que visitamos nossos familiares em João Pessoa (PB), aproveitamos também para visitar e contatar, em nome da Pastoral Fé e Política da PSJB, algumas igrejas locais. Nosso primeiro destaque é para o Santuário e Igreja de Nossa Senhora da Penha, sob responsabilidade do Padre Luis Antônio, admirado por suas homilias de conteúdo profundo que abordam tanto o aspecto social como religioso do catolicismo e do católico.

Fundado em 1763, este santuário tem sido muito procurado por conta dos milagres atribuídos a Nossa Senhora (vejam a foto da sala dos votos, abaixo). A Romaria de Nossa Senhora da Penha tem atraído uma média anual de 250 mil peregrinos e já se transformou numa das mais tradicinais da Paraíba.

Esta Romaria ocorre anualmente no último domingo de novembro e tem um percurso de 14 quilometros. Uma carreata conduz a imagem de Nossa Senhora da Penha até a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes (Centro de João Pessoa) e de lá ela é reconduzida pelos romeiros até o Santuário. O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano e foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), em 26 de agosto de 1980.


Origens: o português Sílvio Siqueira, em 1763, comandava uma embarcação que saíra em direção à Europa, mas no litoral paraibano ele enfrentou uma grande tormenta. Em um momento de aflição, reuniu a tripulação e pediu proteção a Nossa Senhora da Penha, prometendo erguer uma ermida em sua honra no local em que aportasse em segurança. Minutos depois, todos conseguiram desembarcar com tranqüilidade na então Praia de Aratú - hoje Praia da Penha. Como prometido, a construção foi feita. E essa foi a terceira capela construída no Brasil para Nossa Senhora da Penha. A primeira foi erguida em Vila Velha, na então Capitania do Espírito Santo, entre os anos de 1558 e 1570. A segunda foi construída em 1635, pelo capitão Baltazar Abrel Cardoso, na Freguesia de Irajá, Rio de Janeiro.

5 comentários:

  1. É tão lindo a devoçao a nossa Senhora da Penha. Isso prova que a fé ainda é a nossa unica salvaçao.


    EDJANE NUNES . SANTANA DOS GARROTES PB

    ResponderExcluir
  2. Istênio Amadeu Gomes Bezerra19 de outubro de 2011 22:48

    As missas celebradas na Paróquia de Nossa Senhora da Penha é muito importante e muito bém celebrada como se é dito no texto acima que aborda a Religião e a fé, mas coloca também a questão Social para mim além do Sacerdota abrir o coração das pessoas para deus ele também através do espírito Santo aconselha a sociedade com o pensamento de Deus e se é percebido que o Sacerdote pelo espirito Santo conhece a necessidade da sociedade em geral. Paraben par o Padre Luiz Antônio

    ResponderExcluir
  3. ja participo a 8 anos e ja alcancei muitas graças Obg. Nossa Senhora Penha (penhinha como chamo )

    ResponderExcluir
  4. BOM DIA, MEU NOME É WANESSA, E GOSTARIA DE SABER A RESPEITO DO BATISMO, POIS TENHO UM FILHO COM 7 ANOS DE IDADE, ELE COMPLETOU NO DIA 16/02 DESTE ANO, EU GOSTARIA DE SABER SE AINDA É POSSÍVEL BATIZÁ-LO, POIS HOUVE MUITOS CONTRA-TEMPO POR MOTIVO DE INDECISÃO DA PARTE DOS PADRINHOS E EU NA QUALIDADE DE MÃE GOSTARIA DE BATIZAR MEU FILHO,POIS FUI INFORMADA Q A IGREJA N. SENHORA DA PENHA É A ÚNICA PARÓQUIA Q REALIZA BATISMO DE UMA CRIANÇA COM 7 ANOS SEM SER NECESSÁRIO FAZER A PREPARAÇÃO PRA A 1ª COMUNHÃO, JÁ ANDEI EM TODAS PARÓQUIAS Q CONHECI AQUI DENTRO DE JOÃÓ PESSOA,GOSTARIA MUITO DE REALIZAR ESSE BATISMO PRA MEU FILHO Ñ CRESCER PAGÃO. OBG PELA ATT DOS Q FAZEM A PARÓQUIIA N. S. DA PENHA, AGUARDO RESPOSTA DOS IRMÃOS.Q N. S. CONTINUE SEMPRE INTERCEDENDO A TODOS JUNTO A N. S. JESUS CRISTO, AMEM.

















    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wanessa,
      Bom dia!

      Sugiro que vc entre em contato com a secretaria da Igreja. Se vc não conseguir, conhecemos mais algumas paróquias que poderão ajuda-la: Sto Antonio de Lisboa (Tambau), converse com o Padre Waldemir, e na Igreja Nossa Senhora Mãe do Redentor(Cristo)com o Padre Jurandir... Deve ter outras, mas não conhecemos. Converse que eles te ajudarão.

      Abraços.
      Mônica Lopes
      Pastoral Fé e Política
      Arquidiocese de São Paulo

      Excluir