quarta-feira, 24 de abril de 2013

Região Santana tem Dia da Cidadania


Atividade promovida pelo Conselho de Leigos foi realizada na periferia e reuniu centenas de pessoas
O Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) da Região Episcopal Santana, em pareceria com a Cáritas da Região Santana, pastorais sociais, Poupatempo e Associação de Instrução Popular e Beneficência (SIPEB), realizou no domingo, dia 21, o “Dia da Cidadania”.
A atividade aconteceu no Jardim Fontális, no Colégio Hipólito José da Costa, em frente à Paróquia Natividade do Senhor, que acolheu a ação. De acordo com o pároco, padre Andrés Gustavo Marengo, coube à comunidade ajudar com a acolhida e recepção, tanto dos agentes que trabalharam como das pessoas que buscaram os serviços que estavam sendo oferecidos.
O secretário de políticas públicas do CNLB, Nelson Teixeira, informou que essa foi a primeira vez que a entidade realizou esse tipo de atividade. Os serviços fornecidos foram os mais diversos, como corte de cabelo, limpeza de pele, manicure e trança afro até a emissão da primeira via do RG, agendamento para confecção da segunda via, emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), assessoria jurídica, atendimento do Conselho Tutelar. Houve também a participação da Bombril, que ofereceu cadastro para cursos profissionalizantes para empregadas domésticas.
O SIPEB cuidou da parte de estética e beleza, atendendo aproximadamente 134 pessoas. Os atendimentos estéticos foram feitos por alunos e professores do Centro São José. A responsável pela entidade, irmã Maria Sizilio, destacou que deste primeiro contato podem surgir novas ações conjuntas entre o centro e a paróquia.
Somando os serviços fornecidos pelo Poupa Tempo, foram atendidas cerca de 140 pessoas. Para a coordenadora das atividades do Poupatempo, Cinthia Butin Sampaio, foi uma surpresa o fato de no primeiro ano do Dia da Cidadania ter a quantidade de pessoas que procuraram os serviços.
Segundo Cinthia, essa presença e parceria com o Poupatempo quebrou a ideia de burocracia que existe em relação aos serviços públicos. “Leva-se o serviço até a população, disponibiliza-se algo mais especifico como foto, xerox e um serviço mais rápido”, comentou. Cinthia ressaltou que até a entrega da documentação pode ser facilitada e feita na própria comunidade.
Na parte da manhã, o bispo auxiliar da Arquidiocese e vigário da Região Santana, dom Sergio de Deus Borges, esteve na ação promovida pelo CNLB e almoçou com toda a comunidade. 
Padre Andrés, que também é diretor da Cáritas da Região Santana, afirmou que a Cáritas é “aquela que está ajudando na comunhão das pastorais sociais e uma das missões da entidade é organizar a caridade na Igreja”.
Para o padre, as ações sociais promovidas pela Igreja representam o cuidado com o corpo, “o Corpo de Cristo não é só o corpo místico é o corpo real, social. Hoje, Domingo do Bom Pastor, é significativo fazer isso, a Igreja cuidando não só do aspecto espiritual; a espiritualidade é encarnada em pessoas com direitos e deveres”.
O presidente do CNLB, Clemente Raphael Mahl, agradeceu a participação, colaboração e empenho de todos. De forma especial, o presidente agradeceu aos jovens que animaram as atividades e “deram mais brilho às atividades”.


Jornalista: Edcarlos Bispo de Santana 
Twitter: dycosantana


Nenhum comentário:

Postar um comentário