quarta-feira, 10 de abril de 2013

Travessias Torturadas: Direitos Humanos e Ditadura no Brasil

Próximo Sábado Resistente, 13 de abril, lança em São Paulo o livro do jornalista Dermi Azevedo e faz debate com o autor. 



O próximo Sábado Resistente, 13 de abril, será dedicado ao lançamento do livro do jornalista e ex-preso político Dermi Azevedo. Com 240 páginas,  “Travessias Torturadas: Direitos Humanos e Ditadura no Brasil” é o segundo volume da Coleção Memória das Lutas Populares, publicada pelo Centro de Direitos Humanos e Memória Popular/CDHMP, com sede em Natal e uma das organizações sociais mais atuantes na educação sobre os direitos humanos no país.

Resultado de mais de 40 anos de militância de seu autor nessa área, traz informações inéditas sobre a repressão do regime militar contra todos os setores sociais democráticos, entre 1964 e 1985. Entre as vítimas das torturas, esteve incluído o seu primeiro filho, preso político em São Paulo, por ordem do delegado Sérgio Fleury, quando tinha apenas 1 ano e 8 meses de idade.

Dermi Azevedo é jornalista, ex-preso político e um dos fundadores do Movimento Nacional de Direitos Humanos/MNDH. Trabalhou nos jornais Diário de Natal, Tribuna do Norte, A Ordem, Salário Mínimo, Visão, Manchete, Fatos & Fotos, VEJA, Isto É (da qual foi correspondente na Itália), Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, Jornal da Tarde e Informations Catholiques Internationales, da França.

Como pesquisador, fez especialização em Relações Internacionais, na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo-FESPSP, sobre a política externa do Vaticano, tornando-se, em seguida, mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo-USP, com dissertação sobre a colaboração de agentes religiosos com a repressão de 1964/1985; doutor nessa mesma universidade, com uma tese sobre Igreja Católica e Democracia.

Dermi foi presidente da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Natal, presidiu a Cooperativa dos Jornalistas de Natal e foi um dos representantes brasileiros na II Conferência Mundial de Direitos Humanos, realizada, pela Organização das Nações Unidas, em 1993, em Viena, Áustria.

Atualmente, Dermi Azevedo reside em Belém, no estado do Pará.

PROGRAMAÇÃO

14h
Boas vindas – Kátia Felipini (Coordenadora do Memorial da Resistência de São Paulo)
Coordenação – Milton Bellintani (Diretor do Núcleo de Preservação da Memória Política)
14h15 às 15h15
palestra com o autor Dermi Azevedo
15h15 às 16h
Debate
16h às 17h
Sessão de autógrafos

Os Sábados Resistentes, promovidos pelo Memorial da Resistência de São Paulo e pelo Núcleo de Preservação da Memória Política, são um espaço de discussão entre militantes das causas libertárias, de ontem e de hoje, pesquisadores, estudantes e todos os interessados no debate sobre as lutas contra a repressão, em especial à resistência ao regime civil-militar implantado com o golpe de Estado de 1964. Os Sábados Resistentes têm como objetivo maior o aprofundamento dos conceitos de Liberdade, Igualdade e Democracia, fundamentais ao Ser Humano.
Need inspiration for your design? Here’s what other MailChimp users are doing.

Copyright © 2013 nucleo memoria, All rights reserved.
Discussão sobre o tema da ditadura

Our mailing address is:
nucleo memoria
av. brigadeiro luiz antonio
Sao PauloSão Paulo 01402000
Brazil

Nenhum comentário:

Postar um comentário