domingo, 28 de novembro de 2010

Texto-base da CF-2011 foi lançado nesta sexta-feira


O Texto-base da CF (Campanha da Fraternidade) de 2011, cujo tema é Fraternidade e a Vida no Planeta, e lema “A criação geme em dores de parto”, foi lançado em 26 de novembro, no auditório da sede do Regional Sul 1 da CNBB.

O lançamento foi promovido pela coordenação da CF do Regional Sul 1 da CNBB. Estavam presentes bispos, padres, religiosos, leigos e especialistas no assunto.

O objetivo da Campanha de 2011 é colocar em discussão nas dioceses e comunidades, temas como mudanças climáticas, efeito estufa, a questão energética, desenvolvimento, preservação da vida, agronegócio, biodiversidade e a água.

A Pastoral Fé e Política da PSJB estava presente nesse momento de lançamento e recebendo a benção e o entusiasmo dos presentes para este desafiador tema a ser trabalhado em 2011.

4 comentários:

  1. Há alguns anos venho trabalhando com a pastoral da juventude os temas da CF inclusos no teatro da Paixão de Cristo. Está sendo uma maneira excelente de divulgar e refletir os temas, visto que a encenação da paixão é um evento sempre muito apreciado pelo povo. É hora de tirar esse tema "ambiental" das periferias das discussões e colocá-la agressivamente no CENTRO das atenções.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada George pela sua contribuição!
    A evangelização precisa ser ativa, envolvente e transformadora. A sua proposta de teatro com a juventude é uma excelente estratégia, não só para o jovem que participa, mas para todo o público.
    Precisamos fazer a leitura da Paixão pela ótica das agressões à Mãe Terra.
    Divulgue quando será essa apresentação!
    Paz e bem!

    ResponderExcluir
  3. Eu acho muito legal essa discussão, no entanto,acho um pouco tardia.
    fazem tantos c´culos que o homem distrói o planeta só agora tomamos consciencia disso?

    ResponderExcluir
  4. Prezado visitante,

    Agradecemos a sua participação e colaboração nesse blog.
    Porém, permita-me um lembrete.

    O problema da Ecologia vem sido largamente discutido em todos os meios de comunicação e nas ações sociais e políticas, aqui no Brasil e no mundo inteiro.

    A Igreja Católica por sinal, além de discutir o assunto nas missas e em reúniões, trata o mesmo, com maior abrangência através das Campanhas da Fraternidade.Propondo mudanças de atitudes e comportamentos.
    Veja que não é a primeira Campanha da Fraternidade que reflete esse tema. Desde 1979 com o Lema "Preserve o que é de todos", em 1986 "Terra de Deus. Terra de Irmãos", Em 2002 "Por uma terra sem males", Em 2004 "Água, fonte de vida", em 2007 "Vida e missão neste chão", e agora em 2011 " A criação geme como em dores de parto".

    Podemos observar que a Igreja insiste há mais de 30 anos no mesmo assunto, porque entende que o processo de mudança de mentalidade é moroso e requer muita paciência.

    É dificil para as pessoas entenderem o profetismo das palavras e esperam muito para ver o resultado delas. As consciências começam a despertar agora, porque estão vendo os fatos que haviam sido previstos antes, acontecendo hoje.

    Abraços.

    ResponderExcluir