terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestações na cidade de São Paulo



Marilia Amaral*
Em meio às manifestações que vêm ocorrendo na cidade de São Paulo, o quê mais me estranha é ouvir cristãos desfazendo da coragem desses manifestantes que realizam hoje o 5º ato contra o aumento das tarifas do transporte público.
Vamos então, apresentar o quê pode e o quê não pode ser feito, segundo a Constituição Federal; porque antes de nos posicionarmos, temos que ter um olhar amplo sobre a situação.
O artigo 5º, que dispõe sobre os direitos e garantias fundamentais, inciso XVI diz que “todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao público, independentemente de autorização, desde que não frustrem outra reunião anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prévio aviso à autoridade competente”.
Pois bem, o Movimento Passe Livre, ao contrário do que a grande imprensa noticia, é um movimento pacífico, porém ele não está isento de receber, em suas manifestações, pessoas desprovidas de razão e que desejam tumultuar os protestos.
Isso não é, contudo, privilégio deste movimento: a Parada Gay, a Marcha para Jesus, a Via-Sacra do Menor são exemplos de reuniões que ocorrem em locais abertos e que exigem somente o “prévio aviso à autoridade competente” (vejam bem, que estamos falando de aviso e não autorização, como foi publicado recentemente no Jornal do Ônibus, a respeito de uma Lei Municipal).
O aviso à autoridade é para a garantia de que a reunião pacífica ocorra sem transtornos para os membros desta reunião, logo, a CET deveria se ocupar de desviar o trânsito, e a polícia, de dissolver conflitos locais, que são justamente os baderneiros que vão ao evento somente para perturbar o sucesso do mesmo.
Mas alguma coisa está errada, então. Porque o quê era para acontecer de forma pacífica, vem ocorrendo de uma forma selvagem. Mas de onde vem a raiz dessa violência? Dos manifestantes, como a imprensa televisiva insiste em mostrar? Da Polícia Militar, como a imprensa teve o desprazer de defrontar? Dos R$ 0,20, que por infelicidade, o jornalista Arnaldo Jabor disse não valer os manifestantes?
Muita gente tem dissertado a esse respeito, opiniões não faltam.
Para os cristãos católicos que criticam os manifestantes, lembro da exortação do Papa Francisco que comentamos na semana passada, sobre a necessidade do cristão de fazer política. Não façam como Pôncio Pilatos e não lavem as mãos para os R$ 0,20 que não te fazem falta, mas que derramará sangue do bolso do teu irmão que não tem esse dinheiro para pagar a condução. Sejam como Paulo e parem de combater os cristãos; porém, a única forma é fazendo a experiência do ressuscitado. Enquanto vocês não participarem do movimento, enquanto sua fé não significar proporcionar vida em abundância para todos, vocês estarão perseguindo o próprio Cristo.
Só quando nos convertermos, tal e qual Paulo, patrono desta cidade, deixaremos a cegueira e poderemos ver o quão violenta pode ser essa manifestação para os nossos governantes, para a mídia detentora do monopólio das comunicações, para os banqueiros, para os grandes empresários, agricultores e pecuaristas; porque vai arrancá-los do poder, da mesma forma que Jesus recomendou fazer com a árvore que não dava frutos: para cortá-la e lançá-la ao fogo.
Digo mais, eu, pessoalmente, não posso participar dessas reuniões, mas outras ideias vêm surgindo e uma delas é iniciar o boicote aos patrocinadores da Copa do Mundo.
Lanço ainda, um pedido, aos grupos carismáticos e outros tantos Grupos de Oração, que façam parte desse grande movimento: reúnam-se em oração, assim como o fez Moisés enquanto seu povo lutava. Era seu braço levantado que dava força para o povo hebreu batalhar. Estejam, então, com suas vozes prostradas em benefício do bem comum, que como disse o nosso Santo Padre, o Papa, é a forma mais alta de caridade.
                           
*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

Programa exibido da Rádio 9 de julho em 17/06/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário