quinta-feira, 20 de junho de 2013

Fraternidade e Povos Indígenas

Filipe Thomaz*
        
Jesus Cristo nos mostrou que é preciso tratar a todos como irmãos, independente de origem, raça ou qualquer outra diferença. Devemos nos lembrar disso ao pensarmos na situação dos índios no Brasil. 
Assim como acontecia ao povo de Deus nos tempos em que a Bíblia foi escrita, os povos indígenas vem sendo injustiçados de muitas fomas. Frequentemente, esses desrespeitos ocorrem sob o pretexto da "necessidade" de crescimento econômico a qualquer custo.
Pensando em problemas como estes, a Igreja provoveu diversas Campanhas da Fraternidade sobre temas relacionados, por exemplo
2002: tema: "Fraternidade e Povos Indígenas"; lema: "Por uma terra sem males"
2011: tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta"; lema: "A criação geme em dores de parto"

O desenvolvimento não é verdadeiro se beneficia uns e prejudica outros. Podemos ver publicado no site www.adital.com.br um artigo que mostra claramente a agressão a nossos irmãos. 

Belo Monte agrava desarticulação indígena. Entrevista especial com Rodolfo Salm 
"Trata-se da velha estratégia utilizada no Brasil há mais de 500 anos. Quando os portugueses chegaram aqui, não tinham poder de fogo para combater os índios, então, colocaram índio contra índio”, constata o biólogo. (fonte: http://www.adital.com.br/site/noticia.asp?lang=PT&cod=68351)

Nós, como verdadeiros cristãos não podemos aceitar que um povo que há séculos vive em harmonia com a natureza tenha seu espaço desrespeitado dessa forma. Temos a responsabilidade de denunciar e nos mobilizar contra as injustiças presentes na sociedade. 
Todos nós somos convidados a participar da construção de um mundo mais humano para todos. Jesus Cristo nos ensinou a tratar como irmãos todas as pessoas excluídas e nós, como verdadeiros cristãos, não podemos deixar de lado esses ensinamentos. O verdadeiro bem comum não pode excluir absolutamente ninguém.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário