sexta-feira, 7 de junho de 2013

Plano Diretor - um espaço para testemunhar Jesus Cristo

Plano Diretor - um espaço para testemunhar Jesus Cristo
Márcia Castro*


Toda a sociedade está convidada a discutir o futuro da cidade e o novo Plano Diretor Estratégico (PDE). O Plano Diretor é um instrumento que fixa as diretrizes gerais da política de desenvolvimento e de expansão urbana, sendo obrigatório para cidades com mais de 20 mil habitantes. O município de São Paulo possui um Plano aprovado em 2002 (Lei 13.430/02). Ele tem a validade de 10 anos e está vencido. Um novo PDE está sendo feito.

O PDE é o instrumento básico para planejar o desenvolvimento da cidade. Deve pensar como integrar moradia, espaços de lazer, transporte, trabalho e corrigir as desigualdades que temos hoje, garantindo, por exemplo, periferias com transporte púbico coletivo de qualidade, com espaços de lazer, saneamento básico, não permitindo que imóveis em áreas centrais fiquem vazios por muito tempo, etc. No PDE estão os princípios que orientam como devem ser tomadas todas as decisões e ações na gestão da cidade, visando ocupar o território do município da melhor forma possível e garantindo que o interesse público prevaleça sobre os interesses individuais ou de grupos específicos. Ele diz onde os corredores de ônibus serão implantados; quais parques serão implementados, como planejar a limpeza de córregos; que áreas devem ser protegidas e preservadas como patrimônio de todos – ambiental, de valor histórico – que são de especial interesse da cidade; define as áreas que poderão receber mais construções e atividades e as que deverão ser preservadas, as que estão com muitos problemas de moradia e deverão ter as ruas, infraestruturas, casas e espaços públicos melhorados etc (Gestão Urbana).
debate com a população é importante para que sejam definidos os objetivos e os conteúdos estratégicos para a cidade que defendam o Bem Comum e não o bem de alguns. Por isso nós cristãos temos que fazer parte desse processo e ser "sal da terra e luz na cidade". É uma oportunidade para sermos testemunhas de Jesus Cristo na cidade.
A revisão do PDE está organizada em quatro etapas. A 1ª foi de avaliação temática realizada em dez encontros abertos à população de abril a 1º de junho quando foi lançada a plataforma digital http://gestaourbana.prefeitura.sp.gov.br no site da prefeitura.
Agora estamos na 2ª etapa da revisão! Serão realizadas oficinas públicas para levantamento de propostas e contribuições em todas as subprefeituras. Amanhã será na Zona Norte Jaçanã, Santana e Vila Guilherme e o calendário das demais está no blog da pastoral. A 3ª Etapa irá organizar as propostas e na 4ª Etapa haverá devolutiva em relação às contribuições levantadas e discutir a minuta do Projeto de Lei tanto em audiências públicas quanto através do canal eletrônico (Rede Nossa São Paulo).
A Pastoral Fé e Política listou alguns itens para serem considerados nesse processo:
·   Comunicação - Maior e melhor esclarecimento à população sobre o processo de revisão e elaboração do Plano Diretor, inclusive por material impresso.
·    Participação - Lei 15.764 criou os Conselhos Participativos em cada uma das subprefeituras - Propomos regulamentação das eleições com eleição direta, sendo eleitores cidadãs e cidadãos moradores e trabalhadores na região geográfica da subprefeitura da cidade de São Paulo e candidatos todos aqueles que se dispuserem a esse serviço à cidade.  
·   Redução da desigualdade - Somos solidários ao Manifesto da Rede Nossa São Paulo entregue hoje ao Prefeito Fernando Haddad em 07/06/2013 que propõe ações a partir do Mapa da Desigualdade de São Paulo. 
·   Descentralização - Restaurar a autonomia da Subprefeitura, fortalecendo o Poder Local com poder de decisão sobre assuntos como saúde, educação, cultura, trabalho entre outros que interferem na qualidade de vida da população e dotação orçamentária adequada para essas ações.
·    Cultura -  Ao menos um equipamento de cultura por distrito.
·    Inclusão digital - Aumentar a oferta de telecentros e áreas gratuitas de acesso à internet.
·    Lazer - Ao menos um equipamento de  atividade recreativa, esporte e lazer por distrito.
·   Acessibilidade - Tornar as calçadas acessíveis e ecológicas, exigindo por lei para as novas construções.
·    Juventude - Ampliar a oferta de emprego à jovens de 16 a 29 anos
·   Idoso - Implantar um Centro de Convivência de atendimento ao idoso por distrito, garantir o Médico Geriatra nas Unidades Básicas de Saúde.
·   Desenvolvimento Econômico Sustentável  - Agregar a coleta seletiva à geração de renda para a população de baixa renda em condições de  segurança e saúde; Ampliar o transporte coletivo para atender à demanda; Revitalizar os Córregos; impedir a expansão imobiliária desordenada.
·   Saúde - garantir a presença de Clínicos Gerais, Pediatras e Ginecologistas nas Unidades Básicas de Saúde.
·   Educação - ampliar o oferecimento de creches nos distritos mais periféricos, garantir a educação integral na rede municipal e divulgar amplamente  as audiências públicas do Plano Municipal de Educação.

Compareça à Audiência Pública da sua subprefeitura e leva as solicitações da comunidade.
*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 07/06/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário