Marilia Amaral*
Hoje
voltaremos a entender o funcionamento das Comissões Permanentes. Já falamos
sobre 3 das 7 Comissões que existem, lembrando: Constituição, Justiça e
Legislação Participativa; Finanças e
Orçamento; e Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.
A
quarta Comissão Permanente que veremos é a de Administração Pública, com 7
(sete) membros. Conforme informações obtidas da página da Câmara Municipal, na
Internet, as atribuições dessa comissão são: “Opinar sobre todas as proposições
e matérias relativas a: Criação, estruturação e atribuição da administração
direta e indireta e das empresas onde o Município tenha participação; normas
gerais de licitações, em todas as suas modalidades; e contratação de produtos,
obras e serviços da administração direta e indireta.”
O
presidente desta Comissão é o vereador Gilson Barreto (PSDB) e o vice é o David
Soares (PSD). Além deles ainda temos os seguintes vereadores: Celso Jatene
(PTB. Licenciado) ficando como seu suplente em exercício: Marquito (PTB);
Atílio Francisco (PRB); Coronel Camilo (PSD); Mario Covas Neto (PSDB);
Alfredinho (PT). A Comissão de Administração Pública se reúne às quartas-feiras
às 14h.
A
próxima Comissão Permanente que veremos hoje é a de Trânsito, Transporte,
Atividade Econômica, Turismo, Lazer e Gastronomia, com 7 (sete) membros, a
saber: Senival Moura (PT), que é o presidente, Claudinho de Souza (PSDB),Ricardo
Young (PPS), Vavá (PT), Aurelio Miguel (PR), Souza Santos (PSD), e Coronel
Telhada (PSDB).
Também
segundo consta na página da Internet, as atribuições desta Comissão, que se
reúne às quartas-feiras às 12h, são:
“a)
opinar sobre todas as proposições e matérias relativas a:
1 -
disciplina das atividades econômicas desenvolvidas no Município;
2 -
economia urbana e rural, desenvolvimento técnico e científico aplicado à
indústria e ao comércio;
3 -
turismo e defesa do consumidor;
4 - abastecimento
de produtos.
5 -
transportes coletivos ou individuais, frete e carga, vias urbanas e estradas
municipais e a respectiva sinalização, bem como os meios de comunicação e
demais elementos pertinentes ao sistema de circulação na cidade.
b)
promover estudos e iniciativas no sentido do desenvolvimento do turismo do
lazer e da gastronomia no Município de São Paulo;
c)
apoiar, com ajuda de entidades governamentais e não governamentais a indústria
do lazer e do turismo receptivo;
d)
propor medidas de incentivo ao desenvolvimento da cultura da hospitalidade;
e)
promover as relações intercidades no âmbito nacional e internacional;
f)
fiscalizar e acompanhar as ações do Poder Público na área do turismo, do lazer
e da gastronomia.”
Curioso
como são escolhidos os verbos e a importância de cada atividade desenvolvida,
vejam que sobre Trânsito, Transporte e Atividade Econômica, o verbo utilizado é
somente opinar sobre e lista todas as atividades relacionadas ao trânsito, ao
transporte e à economia. Já para o turismo e o lazer, atividades importantes,
mas nem tanto essenciais, foram reservados os verbos: promover, apoiar (com
ajuda de entidades governamentais e não governamentais), fiscalizar e
acompanhar as ações do Poder Público.
Lembrando
que esse e os programas anteriores estão disponíveis no site da pastoral e que
essas informações também podem ser obtidas no site da Câmara Municipal.
*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido da Rádio 9 de julho em 28/05/2013
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