sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo


Márcia Castro*

Na semana passada refletimos sobre o girassol que é o símbolo das Semanas Sociais Brasileiras (SSBs). Antes de brotar, o girassol mergulha suas raízes no solo e matura em silêncio no ventre fecundo da terra. Ao discutir a proposta da 5ª SSB que é a Participação da sociedade no processo de democratização do Estado Brasileiro precisamos estudar a fundo o Estado atual, para mais tarde construirmos um “projeto popular para o Brasil”.

Em consonância com essa proposta do Estamos que queremos, a Arquidiocese de São Paulo lança hoje, no dia de aniversário da cidade, ou seja, no dia da conversão de São Paulo o 11º Plano Pastoral Arquidiocesano que vai nortear nossa ação nos próximos quatro anos. Mas que ação é esta? Ao colocar em prática o 11º Plano seremos “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. Desta forma não queremos uma cidade qualquer, mas uma cidade que tem uma significativa população cristã católica que quer ser testemunha de Jesus Cristo na cidade. Mas que missão difícil é esta que estamos sendo chamados!

O 11º Plano é fruto de um trabalho conjunto do clero e dos leigos. Está organizado em duas partes. Na primeira parte, encontramos a fundamentação de nosso agir pastoral e evangelizador e na segunda as indicações pastorais organizadas a partir das urgências na ação evangelizadora e pastoral. As 6 urgências encontram-se em comunhão com as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2012-2015).
A Pastoral Fé e Política tem a missão de educar para a cidadania ativa e o exercício responsável da política formando “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” na defesa do bem comum e na construção de uma sociedade justa. Pois bem, essa sociedade justa é o que se busca na SSB e insere-se na 5ª Urgência do 11º Plano: Igreja a serviço da vida plena para todos. Mas de que forma?
A Pastoral está atenta em fortalecer  a atuação nas Regiões Episcopais, promove ações  articuladas  com as Pastorais Sociais, com o Conselho de Leigos  e as entidades voltadas para o exercício da Cidadania. Para a ação cidadã é necessário o acesso à informação, e por isso a PFP empenha-se na comunicação utilizando  os espaços do Jornal O São Paulo, aqui na Rádio 9 de Julho e na internet através da Rede Fé e Política ao promover informação e formação cristã cidadã e relacionar o cotidiano paulista com a fé e a cidadania.  
O comprometimento com a 6ª Urgência: A evangelização da Juventude dá-se por meio da Campanha da Fraternidade e ao integrar a Rede das  Escolas da Cidadania. A primeira Escola da Cidadania foi na Zona Leste, Diocese de São Miguel Paulista em 2011. Em 2012 nasceu a Escola da Cidadania da Zona Sul, na Diocese de Campo Limpo. Em 2013 estão em funcionamento 8 escolas e uma delas é aqui na Arquidiocese de São Paulo, a Escola de Fé e Política da Região Belém. O Curso de Fé e Política vai se realizar no Centro Pastoral São José, no Belém, e vai estudar a realidade política e social com enfoque na juventude em vista da participação da sociedade no processo de democratização da cidade.
Bem, diante desse cenário convido você a divulgar essa Boa Nova que é a Escola de Fé e Política da Região Belém. O curso tem a duração de um ano e vai ocorrer às segundas-feiras das 19:30h às 21:30h. Os participantes terão certificado de Extensão pela Universidade Federal de São Paulo, a UNIFESP. As inscrições podem ser feitas através do site da Pastoral Fé e Política e no Centro Pastoral com a Iracema telefone: 2693-0287. Na próxima semana vamos conhecer mais detalhes desta Boa Nova incluindo o nome da escola que homenageia um cristão testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Apresentado no Programa Igreja em Notícia da Rádio 9 de Julho em 25/01/2013.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário