segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A Região Leste ganha posse de terreno para construção da UNIFESP

Monica Lopes*


O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, anunciou a criação da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) da Zona Leste, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 
O discurso foi feito durante a comemoração do aniversário da cidade, nesta sexta-feira (25). O prefeito disse ter assinado uma carta à Câmara dos Vereadores com dois projetos de lei. Um deles é a doação de um terreno na Zona Noroeste para criação de um Instituto Federal, e o outro sobre a doação do terreno desapropriado na Zona Leste para criação da universidade.
 
O terreno da Gazarra (local de antiga metalúrgica) foi finalmente desapropriado, para fazer a Universidade Federal da Zona Leste. Um sonho de quatro anos que começa a se tornar realidade. Já temos a posse do terreno, e o ministro Mercadante já se antecipou e aprovou os cargos de professores e técnicos para universidade.
 
Em seu discurso o ministro Mercadante ressalta a luta incansável do Padre Ticão, importante liderança da Zona Leste, nessa conquista.
 
A área do terreno que será doado deve ser a mesma escolhida pelo Movimento pela implantação da Universidade Federal que apresentou ao Ex prefeito. O Movimento apresentou várias áreas sendo a mais apropriada o terreno da Gazarra.
 

Com a desapropriação, ainda deve restar a discussão sobre os cursos a serem ofertados. A população pede que sejam similares aos oferecidos no campus da capital, com Medicina e Hospital Universitário. Para isso, lideranças da Zona Leste reuniram-se no último dia 22/01 (Terça-feira) na Paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo, sob a coordenação do Padre Ticão, e de Luiz França (Movimento Pela Implantação da Universidade Federal na Zona Leste) com a nova Reitora  da Unifesp Profa. Soraya Soubhi Smaili e outros professores.

O povo da Zona Leste já pode comemorar. Os primeiros passos para a Unifesp Leste já estão sendo dados. “Lutamos para que a Zona Leste tenha uma Universidade. Mas, não pode ser uma universidade qualquer. Tem que ser uma universidade de qualidade.” disse o Padre Ticão.
Para a Profa. Soraya, “É emocionante participar desse processo de formação de uma Universidade com a parceria do povo. A Universidade que nasce a partir das necessidades do povo e não aquela que já chega pronta”.
 
 
 A Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo parabeniza e apoia o Movimento pela implantação da Unifesp na Zona Leste

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo - Região Episcopal Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário