sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Participação da sociedade no processo de democratização do Estado Brasileiro


Márcia Castro*

Na semana passada fizemos uma breve retrospectiva sobre as Semanas Sociais Brasileiras (SSBs) que são longos processos participativos e portanto não nos chegam prontas, mas são construídas coletivamente. A 5ª SSB que tem como tema a “Participação da sociedade no processo de democratização do Estado Brasileiro”. Trata-se de uma trajetória reflexiva que está em curso e que procura abrir caminhos a partir do Estado que temos para o Estado que queremos. Como podemos construir juntos os canais, mecanismos e instrumentos dessa participação popular?
As SSBs têm como símbolo o girassol que pode nos indicar ao menos quatro lições (Pe. Alfredo J. Gonçalves, CS). Primeiramente, como toda planta, antes de crescer para cima, o girassol cresce para baixo, mergulha as raízes no solo úmido e escuro e matura em silêncio no ventre fecundo da terra. Na medida em que busca o Estado que queremos, a discussão da 5ª SSB deve estudar a fundo as mazelas do Estado atual, e deve conhecer as vítimas de uma prática política viciada. Antes de pensar numa planta vigorosa que podemos chamar de “projeto popular para o Brasil” é necessário fortalecer suas raízes no chão da cultura e população brasileira.
Em segundo lugar, como toda flor, a passagem do girassol pela existência é transitória. Sabendo-se hóspede pela face da terra, doa-se incondicionalmente enquanto está vivo. A construção de novas vias para o exercício da política exige de cada protagonista doação integral. O bem comum prevalece sobre os interesses pessoais, familiares, grupais, partidários, corporativistas. O conceito de “bem comum” só será possível se e quando firmemente ancorado em princípios éticos. O tema da ética na política pouco avançou em termos de prática real e eficaz.
Numa terceira lição, diferentemente de outros vegetais, o girassol reafirma a cada dia seu próprio nome. Acompanha a trajetória do astro rei, girando de acordo com sua órbita, permanecendo-lhe fiel do nascente ao poente. Nutre-se dessa fonte de luz e até mesmo quando o sol se oculta, o girassol curva-se sob o solo. Vale o mesmo para a construção participativa de um projeto popular do Estado que queremos. Não importa a densidade das trevas em que vivemos, com a luz e o calor do sol, será possível refazer os caminhos da política e de uma verdadeira democracia.
Por fim, o girassol, embora de existência breve, prolonga-se eternamente na semente que deixa cair no chão ou que os pássaros carregam para terras mais férteis. A semeadura é seguida de um tempo de maturação. O relógio da mãe terra e de Deus não coincide com o relógio dos homens e da história. Trabalhar em termos políticos não é fazer algo para um retorno imediato. Se trata de levar em conta as necessidades básicas de toda a população, priorizando evidentemente os setores que tenham sua vida mais ameaçada.
Temos que ser o jardineiro que prepara o terreno, lança a semente, e repousa tranquilo, pois tem certeza que a natureza há de fazer o resto, desde que ele não se descuide do cultivo da planta. Quantas vezes a ansiedade nos deixa impacientes! O trabalhador da terra ensina que não se pode fazer a parte nossa e a parte do Espírito de Deus. Importa fazer nossa parte, sem dúvida, e da melhor forma possível. Mas importa igualmente confiar na ação de Deus. Viver o ano da fé na certeza da presença de Deus tecendo os caminhos da história.
A 5ª SSB nos convida a essa tarefa de tecer novos caminhos. Precisamos sair da arquibancada, entrar no campo e participar do jogo. Sair de um patriotismo passivo, do discurso de que "não tem jeito" e participar ativamente nos debates sobre o destino do país. Nesse desafio conjunto, como deve ser a nova cara do Estado? Como avançar para um tipo de democracia mais direta, inclusiva e participativa? Não há respostas fáceis, nem receitas prontas. O mutirão envolve a todos sem exceção e você qual Estado quer?

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Apresentado no Programa Igreja em Notícia da Rádio 9 de Julho em 18/01/2013.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário