sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Manifesto contra a violência entregue ao Prefeito Haddad



Ontem foi entregue ao Prefeito Haddad o manifesto “Eliminando a violência na raiz de suas causas” lido por Caci Amaral, integrante do Grupo de Trabalho Democracia Participativa e Coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
A iniciativa do manifesto é da Rede Nossa São Paulo, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de São Paulo, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Instituto São Paulo contra a Violência, Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo e da Sociedade Santos Mártires. Já recebeu mais de 2000 assinaturas e ainda está recebendo apoio. Posteriormente, o documento será entregue ao governador Geraldo Alckmin e ao ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardoso.
O manifesto foi entregue em evento promovido pela Rede Nossa São Paulo nesta quinta-feira (17/1) para divulgação da 4ª edição da pesquisa sobre o nível de satisfação dos paulistanos, denominada IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município). Revelou que os moradores da cidade atribuem nota média de 4,7 para a qualidade de vida na cidade – numa escala de 1 a 10 e onde o ponto médio da escala é 5,5. "É o menor indicador que tivemos desde o início da avaliação", afirmou Márcia Cavallari, CEO do Ibope, durante a apresentação do IRBEM 2013.
Segundo ela, a grande maioria dos indicadores piorou na comparação com os anos anteriores. "Dos 169 itens pesquisados, temos hoje 82% avaliados com média inferior a 5,5", relatou Márcia, antes de complementar: "Acima [de 5,5], ficaram 17% dos itens". No ano passado, os itens que receberam nota acima da média representavam 22%. 
Sensação de insegurança na cidade é destaque na pesquisa
Nesta edição do IRBEM, a área da segurança pública é a que apresenta itens com maiores variações negativas individuais. Aspectos como a segurança na cidade como um todo, nos bairros e a ronda policial obtêm as piores avaliações desde 2009, quando foi iniciada a série de levantamentos anuais. Além da avaliação negativa destes aspectos, é nítida a sensação de insegurança na cidade, visto que 9 em cada 10 paulistanos afirmam que São Paulo é um lugar pouco ou nada seguro para se viver. Violência em geral, assaltos/roubos, tráfico de drogas e sair à noite são as situações que geram mais medo no dia a dia na cidade. O índice de citação da alternativa “sair à noite” dobrou de um ano para o outro.
Quando perguntados sobre medidas importantes para diminuir a violência na cidade, os paulistanos afirmam que combater a corrupção na polícia e nos presídios seria a principal ação a ser tomada, seguida de ações voltadas para a criação de oportunidades de trabalho para jovens de baixa renda.


Sobre o IRBEM
O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) revela como anda o nível de satisfação dos paulistanos em relação à qualidade de vida em São Paulo. A pesquisa aborda 25 temas, alguns com aspectos subjetivos como Sexualidade, Espiritualidade, Aparência, Consumo e Lazer e outros que tratam de condições mais objetivas de vida, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Habitação e Trabalho.
Confira aqui a apresentação da pesquisa IRBEM 2013.


Sugestões de metas
Durante o evento, o prefeito Fernando Haddad recebeu um conjunto de propostas para o Plano de Metas que seu governo terá de apresentar em até 90 dias após a posse. As sugestões foram preparadas pelos grupos de trabalho (GTs) Orçamento, Educação, Meio Ambiente, Democracia Participativa, Juventude, Mobilidade Urbana, Regionalização e Saúde, que integram a Rede Nossa São Paulo. 
Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário