terça-feira, 14 de agosto de 2012

Leitura Orante da Bíblia e as eleições


Marília Amaral*

O CEBI, Centro de Estudos Bíblicos, tem um subsídio sobre as eleições intitulado: “Não será assim entre vós! Política e ética nas eleições”, de autoria de Nilceia de Souza, Mercedes Hoppe, Judith Haddad e Nancy Cardoso.
Nessas próximas semanas quero compartilhar os 4 temas propostos e comentados nessa cartilha para que possamos nos conscientizar sobre em quem votaremos na próxima eleição.
Lembrando sempre que vocês podem multiplicar esses temas transformando-os em encontros em suas paróquias, comunidades, movimentos, associações ou até mesmo em suas famílias.
Nos encontros é importante que seja feita uma boa acolhida e ao iniciá-los, façam uma introdução, situando as pessoas sobre o assunto que será comentado e assim como fizemos na Leitura Orante da Bíblia, iniciem sempre invocando o Espírito Santo.
A seguir vocês podem escolher um canto apropriado para o momento; o sugerido pela cartilha é “Povo Novo” de Zé Vicente. Vou ler aqui apenas a primeira estrofe e o refrão: 
Quando o Espírito de Deus soprou, o mundo inteiro se iluminou. 
A esperança da terra brotou, e um povo novo deu-se as mãos e caminhou!
Lutar e crer, vencer a dor, louvar o Criador. 
Justiça e paz hão de reinar. E viva o amor!

A leitura da Bíblia que iremos fazer é do livro do Êxodo 18,13-24.
“E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até a tarde. Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até a tarde?
Então disse Moisés a seu sogro: é porque este povo vem a mim, para consultar a Deus; Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes. Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é muito difícil para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus; E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.

E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorias de mil, maiorias de cem, maiorias de cinquenta, e maiorias de dez. Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.
Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar. Moisés deu ouvidos à voz de seu sogro, e fez tudo quanto tinha dito.”
Palavra do Senhor.

Amanhã iremos comentar a respeito desta leitura.
*Membro da Pastoral Fé e Política.
 Programa Ciranda da Comunidade, exibido na Rádio 9 de julho em 06/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário