quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ELEIÇÕES 2012: VOTO NA CIDADE


NESP inicia campanha ELEIÇÕES 2012: VOTO NA CIDADE

Desde 2006, o Núcleo de Estudos Sociopolíticos (NESP) da Arquidiocese de Belo Horizonte e PUC Minas produz, nos anos eleitorais, subsídios para a formação política dos cristãos, principalmente na forma de material impresso.  Neste ano, acolhendo as sugestões que foram apresentadas a partir de várias avaliações do projeto Eleições 2010, o NESP disponibiliza novas metodologias de trabalho.

Acompanhando o momento em que tem início a propaganda eleitoral no rádio e na TV, o Núcleo deflagra a campanha Eleições 2012: voto na cidade, que abrangerá as seguintes atividades:

1.         Série de vídeos educativos: uma série de dez programas de vídeo que
põem em debate temas importantes referentes às eleições municipais de 2012 foi produzida pelo NESP. São vídeos elaborados em linguagem direta e objetiva sobre política e cidadania. Os temas são apresentados de modo a estimular o eleitor a refletir sobre o voto e o acompanhamento dos eleitos. Os vídeos podem ser baixados diretamente no canal do NESP, no Youtube, em www.youtube.com/nespvideos. Os temas abordados nos programas
são: participação política; a cidade; fé e política; prefeitos e vereadores: funções e deveres; o Sistema Eleitoral Brasileiro; a escolha dos candidatos; ética e política; políticas públicas e participação popular e o acompanhamento dos eleitos.  Cada uma das 260 paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte recebeu uma cópia do DVD contendo os dez programas, e a poderá utilizar de variadas formas. O material será ainda enviado para algumas escolas de Belo Horizonte. A comunidade acadêmica da PUC Minas também será estimulada a utilizar os vídeos.

2.         Blog do NESP: o blog foi reestruturado. Na coluna “Eleições 2012” o internauta poderá acessar informações atualizadas sobre o pleito deste ano. Notícias educativas sobre as eleições serão postadas com frequência.
Informações visando esclarecer dúvidas do eleitor e permitindo o acesso a conteúdos que ofereçam o detalhamento das informações sobre candidatos, partidos e coligações também serão disponibilizadas no blog. Já a coluna “De olho na política” traz um clipping semanal de notícias dos poderes executivo, legislativo e judiciário. O blog do NESP pode ser acessado no endereço www.pucminas.br/nesp.

3.         Seminário Ética e Corrupção: dilemas contemporâneos: em parceria com o Departamento de Filosofia da PUC Minas, o NESP promoverá nos dias 04 e 05 de setembro um seminário que abordará o tema da ética e da corrupção na gestão pública. Serão três mesas-redondas com convidados que discutirão: “Ética, cotidiano e corrupção”, “Ética, mídia e corrupção” e “Ética, política e corrupção”. Interessados devem acompanhar pelo site do NESP outras informações sobre o evento.

4.         Atividades de assessoria: utilizando a rede de grupos de fé e política presentes nas várias paróquias da Arquidiocese de Belo Horizonte, uma série de atividades envolvendo debates com candidatos, cursos de formação sobre as eleições 2012 e reuniões com lideranças locais serão desenvolvidas até o primeiro turno. Em tais ações, serão priorizadas as discussões acerca dos critérios para as escolhas dos candidatos e sobre a importância do acompanhamento permanente dos eleitos, seguindo a metodologia de Acompanhamento do Legislativo sistematizada pelo NESP nos últimos anos.

Outras informações sobre o Projeto Eleições 2012: voto na cidade podem ser
obtidas:
- pelo telefone (31) 3319-4978;
- no site do NESP: www.pucminas.br/nesp;
- pelo e-mail: nesp@pucminas.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário