quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Responsabilidade e compromisso cristão


Marilia Amaral*

O tema do segundo encontro do livro “Não será assim entre vós! Política e ética nas eleições”, do CEBI, é Responsabilidade e compromisso cristão.
Vocês já podem encontrar os artigos comentados aqui no Momento Pastoral no site da Pastoral Fé e Política: www.pastoralfp.com. Dessa forma, se você estiver no carro e não conseguir anotar as citações bíblicas ou quiser algum material para estudar na sua Pastoral  fé e política, acessem o site e procurem nos artigos e notícias. É possível encontrar ainda os artigos da Caci, do Pedro Aguerre, vídeos da Rede Fé e Política dentre outras coisas interessantíssimas para o nosso crescimento e amadurecimento político.
Bem, hoje faremos a leitura do Evangelho segundo São Marcos 14,10-11.17-21.41b-46.
Judas Iscariot, um dos Doze, foi aos chefes dos sacerdotes para entregá-lo a eles. Ao ouvi-lo, alegraram-se e prometeram dar-lhe dinheiro. E ele procurava uma oportunidade para entregá-lo. Ao cair da tarde, Jesus foi para lá com os Doze. E quando estavam à mesa, comendo, Jesus disse: ‘Em verdade vos digo: um de vós que come comigo há de me entregar’. Começaram a ficar tristes e a dizer-lhe um após outro: ‘Acaso sou eu?’ Ele, porém, disse-lhes: ‘Um dos Doze, que põe a mão no mesmo prato comigo. Porque, na verdade, o Filho do Homem vai, conforme está escrito a seu respeito. Mas, ai daquele homem por quem o filho do Homem for entregue! Melhor seria para esse homem não ter nascido!’ ‘A hora chegou! Eis que o Filho do Homem é entregue às mãos dos pecadores. Levantai-vos! Vamos! Eis que o meu traidor aproxima-se’. E, imediatamente, enquanto ainda falava, chegou Judas, um dos doze, com uma multidão trazendo espadas e paus, da parte dos chefes dos sacerdotes, escribas e anciãos. O seu traidor dera-lhes uma senha, dizendo: ‘É aquele que eu beijar. Prendei-o e levai-o bem guardado’. Tão logo chegou, aproximando-se dele, disse: ‘Rabi!’ E o beijou. Eles lançaram a mão sobre ele e o prenderam.
Palavra do Senhor.
Vou deixar algumas perguntas para vocês refletirem para o nosso encontro de amanhã.
Por que Judas resolveu entregar Jesus?
E as autoridades? Por que queriam prendê-lo?
Qual o motivo dos discípulos indagarem qual deles era o traidor sobre quem Jesus havia se referido?
A atitude de Judas foi consciente? Ele sabia tudo o que aconteceria em decorrência dela?
E hoje? É possível encontrarmos algum caso de traição no mundo da política? Mas tem que ser no Brasil! Se bem que a gente pensa que essas coisas só aconteciam na época de Jesus e se acontece hoje deve ser lá na Europa...

É possível fazermos uma comparação do Evangelho com a compra de votos? Com a corrupção?
Vamos conversar sobre todas essas questões amanhã, aqui no Ciranda da Comunidade.

*Membro da Pastoral Fé e Política.
Programa desenvolvido pela Pastoral Fé e Política e exibido na Rádio 9 de julho em 13/08/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário