quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Os efeitos da radioatividade no corpo humano

Foi um grande sucesso, na Rio+20, nossa « tendaantinuclear » (da Coalizão por um Brasil livre das Usinas Nucleares e da Articulação Antinuclear Brasileira). Seus 100 metros quadrados estiveram sempre cheios, até porque ficou bem situada num lugar de muita passagem. E contamos com testemunhos, depoimentos e análises muito bons, inclusive ampliando o enfoque para toda a questão energética (graças à nossa associação, na montagem da tenda, coma Rede Brasileira de Justiça Ambiental).
Do Japão vieram quatro diferentes grupos que nos levaram a repetir no domingo a sessão do primeiro dia, sobre Fukushima.
Recolhemos quase 2.000 assinaturas e temos agora muitos vídeos com gente famosa assinando nossa Iniciativa Popular.
Temos que agradecer à Fundação Heinrich Boell pela inestimável ajuda, não só financeira como logística.
Foram vendidos muitos exemplares do nosso livrinho das Edições Paulinas, assim como foi distribuído um texto sobre os mitos do nuclear publicado pela Heinrich Boell.
Alguns de nós pudemos participar também de uma atividade de dia inteiro da Green Cross Internacional, sobre Chernobyl, fora do Aterro do Flamengo, que contou inclusive com uma vídeo-conferência com jovens de lá. Eles trouxeram também bom material de divulgação.
Mas o caminho a andar é ainda bastante longo. O assunto é estranho para muita gente,há muitos mitos que prevalecem, temos muito a fazer para acordar cada vez mais gente para os riscos que estamos correndo, hoje e agora, e para o absurdo do legado do lixo atômico para as futuras gerações.
Vale lembrar portanto a próxima reunião mensal da Coalizão, em que inauguraremos nosso novo método: uma primeira parte com informações para nos esclarecermos sobre a questão nuclear e uma segunda, com quem quiser permanecer, de tomada de decisões sobre o que fazer.
A reunião será no dia 8 de agosto, às 18 horas (até 21,30 horas), na sala 12, 1ºandar, da sede da Ação Educativa, à Rua General Jardim, 660 (Santa Cecília). E a palestra inicial será dada pela Professora Emico Okuno, do Instituto de Física da USP, sobre os efeitos da radioatividade no corpo humano.
Venham muitos e tragam muitos outros.
Meu abraço, Chico Whitaker

Nenhum comentário:

Postar um comentário