terça-feira, 5 de março de 2013

Escola de Fé e Política e Plano Diretor


Marilia Amaral*
Terminamos na semana passada, falando sobre a participação da população nos espaços que já foram criados para a efetivação da democracia participativa.
E é com grande satisfação que quero lembrar que iniciam-se hoje as aulas da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi, com uma missa inaugural. As aulas serão às segundas-feiras das 19h30 às 21h30, no Centro Pastoral São José do Belém.
Além de estudar a Doutrina Social da Igreja, o curso tem como objetivo, também, refletir as questões sociais, mas do ponto de vista da Ética e Moral Cristã; desenvolver o senso crítico em vista da participação cidadã; mapear a realidade de área geográfica da cidade (ponto importantíssimo, necessário para identificar onde estão as carências da nossa cidade); e a partir desse levantamento, construir um plano de metas para a área geográfica que foi estudada; e fomentar o diálogo com o poder público em vista a ações concretas frente às demandas identificadas durante o Curso.
No site da pastoral vocês podem encontrar mais informações e verificar se ainda dá tempo de fazer sua inscrição: www.pastoralfp.com.
Pedimos ao Espírito Santo, fundador da nossa Igreja, presença viva de Jesus Cristo no nosso meio, que anime esta escola e que forme pessoas engajadas em transformar nossa sociedade num espaço de bem viver para todos.
Importante lembrar também que amanhã, dia 19, a Rede Nossa São Paulo iniciará um ciclo de diálogos e debates  a respeito do Plano Diretor da cidade de São Paulo. Todos os vereadores e vereadoras foram convidados. Segundo consta no site da rede, o secretário de Desenvolvimento Urbano da cidade, Fernado de Mello Franco, "irá à Câmara Municipal apresentar a visão da prefeitura em relação às diretrizes e à agenda prevista para os debates e a formulação do futuro Plano Diretor Estratégico (PDE) da capital paulista".
Quem está promovendo este debate é o Fórum Suprapartidário por uma São Paulo Saudável e Sustentável. Este Fórum foi "constituído no ano passado, a partir de uma iniciativa do ex-vereador Carlos Neder e organizações da sociedade civil".
As atribuições do Fórum são: "reunir, organizar e formular subsídios e propostas para o Plano Diretor do Município de São Paulo, priorizando aspectos relacionados à sustentabilidade e ao controle social na formulação e execução das políticas públicas.
O Fórum é composto por parlamentares e representantes de entidades, instituições acadêmicas e de pesquisa, movimentos sociais, redes sociais, organizações não governamentais e lideranças representativas da sociedade civil."
E olhem que não tem desculpa de horário para a gente não participar. O debate será das 19 às 22 horas, no Auditório Prestes Maia - 1º andar da Câmara Municipal de São Paulo.
*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido da Rádio 9 de julho em 18/02/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário