quarta-feira, 6 de março de 2013

Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares


Relatório da reunião do dia 28 de fevereiro de 2013

A pauta principal da reunião era a organização da atividade do dia 11 de março – rememoração do acidente nuclear de Fukushima. Discutimos também sobre a nossa participação na Oficina sobre os efeitos da radioatividade nos seres humanos, que se realizará no Fórum Social Mundial, em Túnis.

Participaram da organização da atividade representantes do Greenpeace, da Aliança Comunitária Monte Azul, da Aliança pela Infância no Brasil, da Associação Brasil Soka Gakkai, da Rede Nossa São Paulo, do blog Transparência Nuclear, do Setorial e Núcleo Ecossocialista do PSOL, da Roda do Amor do Rio Pequeno e do Grupo do Bem Estar e Felicidade.

Decidimos que o ato Fukushima Nunca Mais! será às 17h do dia 11 de março, segunda-feira, no vão do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Combinamos de ir ao ato todos e todas vestidos de preto e/ou amarelo para simbolizar a luta antinuclear. Traremos cartazes com mensagens antinucleares e com alguma indicação do site da Coalizão (como forma de promover a luta). Faremos falas explicativas, utilizando um megafone, sobre os perigos da energia nuclear e distribuiremos panfletos explicativos para as pessoas.

A atividade terá a participação especial de quinze japoneses que estão no Brasil e se dispuseram a participar. E ocorrerá da seguinte forma:

·         Atividade lúdica: em algum momento, vestidos de máscaras, deitaremos no chão ao toque de um sinal, nos fingindo de mortos.
·         Coleta de assinaturas para a Proposta de Emenda à Constituição (PEC antinuclear);
·         Filmagem da atividade para posterior elaboração de um pequeno vídeo sobre a luta antinuclear no Brasil;
·         Caminhada até a Caixa Econômica Federal da Avenida Paulista para denunciar o eventual financiamento do banco à construção das usinas nucleares no Brasil;
·         E no final, organizaremos uma corrente humana no MASP e faremos a leitura de um manifesto.

Formou-se um grupo para redigir esse manifesto (Georgia, Daniel, Anne, Juliana e Chico), que deverá ser escrito em apenas uma página e como conteúdo: a conjuntura da luta antinuclear no 2º aniversário do acidente nuclear de Fukushima, o fim da garantia Hermes e a crítica do financiamento da Caixa Econômica Federal.

Criamos um grupo de e-mails para facilitar a comunicação dos organizadores, quem quiser participar pode pedir a inclusão pelo e-mail da coalizão:coalizaosp@brasilcontrausinanuclear.com.br.
Na semana anterior da atividade, elaboraremos e divulgaremos um panfleto convocando mais pessoas para o ato. Quem puder ajudar na divulgação da atividade é só escrever para o e-mail acima.

Sobre a atividade no Fórum Social Mundial, decidimos que a professora Emico Okuno, do Instituto de Física da USP e o Luís Miyazawa, responsável pelo site e redes sociais da Coalizão, nos representarão na Oficina.

Antes da atividade, haverá mais uma reunião para organizarmos o que falta e para articular a escrita do manifesto, será no dia 5 de março, terça-feira, às 19h, na Ação Educativa (Rua General Jardim, nº 660, 2º andar, Vila Buarque, São Paulo).

Aproveitem a oportunidade para visitar o site http://www.brasilcontrausinanuclear.com.br, e mandem-nos as notícias e textos que julguem útil divulgar.

Atenciosamente,
Luís Carlos Miyazawa
Coalizão por um Brasil Livre de Usinas Nucleares

Nenhum comentário:

Postar um comentário