quinta-feira, 14 de março de 2013

Consulta Nacional Pós-2015 e Seguimento à Rio+20


Descrição: cid:image001.png@01CE138B.D0904220
Secretaria-Geral da Presidência da República
Assessoria para Assuntos Internacionais
Brasília, 26 de fevereiro de 2013.
Prezada (o)s Senhora (e)s,
No contexto do seguimento da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), a Rio+20, e no que se refere ao debate em torno da construção de uma agenda de desenvolvimento pós-2015, a Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) tem buscado fomentar o processo de participação social acerca desse tema prioritário para o Brasil. Assim, a SG/PR, convidada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), apoia a realização da Consulta Nacional Pós-2015 “O mundo que nós queremos”.
O processo consiste na realização de consulta à sociedade civil de cinquenta países selecionados com vistas à definição das prioridades e necessidades que devem ser contempladas na elaboração da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, data limite inicialmente prevista para que os países membros das Nações Unidas alcancem as metas traduzidas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).
As consultas estão sendo realizadas no período de janeiro a março de 2013 por meio de questionários, votações pela internet e reuniões in loco. O resultado dessas consultas comporá o relatório a ser apresentando pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-Moon, aos líderes globais na próxima Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, a ser realizada em setembro de 2013.
Para participar, solicitamos a gentileza de responder, até o dia 25 de março, aos seguintes documentos:
1. Questionário Consultas Pós-2015
2. Pesquisa de opinião “Quais mudanças mais importantes precisam ser feitas no planeta?”, que consiste na indicação de seis das dezesseis opções oferecidas pela ONU ou ainda sugerir uma prioridade de mudança que não tenha sido citada. Disponível em www.myworld2015.org.
De modo a complementar o processo de consultas, recomendamos acessar igualmente os seguintes textos que tratam do tema debatido:
1.  Declaração final da Rio+20
2.  Declaração da Cúpula dos Povos
3.  Declaração da Kari-Oca II
4.  Relatório sobre a Rio+20
5.  Informação básica sobre Agenda de Desenvolvimento Pós-2015 e Seguimento à Rio+20 (processo de consultas)
Trata-se do primeiro passo de um contínuo processo de amplas consultas que a SG/PR pretende promover sobre o tema junto à sociedade brasileira. A discussão acerca da Agenda Pós-2015 e do seguimento à Rio+20 será aprofundada inicialmente em um Seminário, a ser realizado em abril de 2013, que poderá qualificar as discussões sobre o tema.
Outras informações podem ser acessadas em: http://www.secretariageral.gov.br/internacional/consultapos2015
Participe! Você tem a chance de fazer a diferença.
Cordialmente,
Assessoria Internacional
Gabinete
Secretaria-Geral da Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário