sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Desafios apontados no 11º Plano Pastoral Arquidiocesano


Márcia Castro*

A Arquidiocese de São Paulo (ASP) coloca em prática o 11º Plano Pastoral Arquidiocesano “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. Uma cidade com tantos desafios. Quero comentar com você os desafios que são apontados no próprio plano como a religiosidade descompromissada com a defesa da vida, o conhecimento pobre da Palavra de Deus e do conteúdo da própria fé; a indiferença religiosa, aqueles que não creem e os que abandonaram a fé; muitos ainda não têm acesso ao “mundo” da cultura e da educação, principalmente grande parte dos adolescentes e jovens que não têm possibilidade de terminar o ensino médio; os jovens também são vítimas fáceis do mercado da droga, são afetados pela violência, pela dificuldade no acesso ao primeiro emprego, com a falta de oportunidades de educação de qualidade, de recreação saudável, entretenimento e lazer de fácil acesso; a cidade ainda convive com a triste realidade da exclusão social com a pobreza localizada nas periferias e em alguns espaços do próprio centro da Metrópole; o medo que assola os paulistanos revela a ineficácia do Estado e a sua incapacidade de coibir a violência e vencer o crime organizado; a exploração imobiliária coloca as famílias mais humildes em condições habitacionais precárias; a lógica do consumismo tende a excluir os pobres, pessoas com deficiência, doentes e idosos, que acabam perdendo seu lugar social; cresce o individualismo e o imediatismo; os Meios de Comunicação estimulam o consumismo, o poder e a fama; todas essas situações debilitam as relações humanas e a perda das referências cristãs e éticas que afetam a família; os mais necessitados na cidade nem sempre recebem os benefícios destinados às políticas sociais, em virtude do desvio dos recursos; os grandes projetos viários e urbanos degradam o meio ambiente e colocam em risco a vida da população; os recursos destinados à saúde pública são insuficientes para as necessidades da população. O 11o Plano comenta a pouca formação política dos cidadãos de uma lado e, nas classes políticas, os casos de corrupção, o domínio de grandes grupos econômicos e o abuso de autoridade, levando a população ao descrédito na política.
Enfim, os problemas são grandes e complexos e diante de tudo isso como testemunhar Jesus Cristo na cidade de São Paulo? A solução não cabe somente a Igreja, mas à sociedade civil organizada, a todas as organizações e movimentos voltadas para a ética, cidadania, direitos humanos e o Poder Público Municipal. Temos que estar em contato com o Poder Executivo, ou seja a própria prefeitura e subprefeituras e também com o Poder Legislativo, que são os vereadores que precisam conhecer e responder às demandas da população, pois são nossos representantes. Essa é a chamada Democracia Representativa. Para isso, não basta estarmos rezando em casa ou participando das celebrações. Acompanhe  a subprefeitura da sua região e visite a Câmara Municipal, entre em contato com o seu vereador ou vereadora e integre-se à Democracia Participativa.  
Participe do Debate sobre a Revisão do Plano Diretor da Cidade de São Paulo com presença do Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano, Sr. Fernando de Mello Franco no dia 19 de fevereiro de 2013, terça feira, às 19h, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo.
Venha participar da Escola de Fé e Política no Centro Pastoral São José do Belém e aprofundar as questões sociais, políticas e econômicas a partir da Fé Cristã. Ao melhorarmos a nossa formação cristã e cidadã poderemos unir forças e buscar soluções para os desafios da cidade na construção de uma sociedade justa e então testemunharmos que Jesus Cristo habita essa querida cidade.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Apresentado no Programa Igreja em Notícia da Rádio 9 de Julho em 08/02/2013.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário