sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Escola de Fé e Política e sua relação com o 11o. Plano Pastoral, a 5a. Semana Social e o Ano da Fé

Márcia Castro*


No comentário de hoje quero refletir com você sobre a Igreja universal e a Igreja local. Para isso convido você a pensar numa imagem com 4 círculos, onde um círculo se encaixa dentro outro. 

O 1o. círculo, o maior, refere-se à Igreja Católica que vive o Ano da Fé para que possamos fortalecer e aprofundar a nossa fé. Neste sentido vale comentar que o termo "católico" deriva da palavra grega: καθολικός (katholikos) e significa "universal", onde todos, sem exceção, são convidados.

O 2o. círculo, que se encaixa dentro desse maior, refere-se à Igreja no Brasil que está em plena reflexão da 5ª Semana Social Brasileira tendo sido convocada pelos bispos através da CNBB e busca a Participação da sociedade no processo de democratização do Estado Brasileiro.

Vamos para o 3o. terceiro círculo que se encaixa dentro do anterior e este refere-se à Igreja aqui em São Paulo, a Arquidiocese de São Paulo (ASP). Aqui nosso desafio é colocar em prática o 11º Plano Pastoral Arquidiocesano que deve nortear nossa ação nos próximos quatro anos. O Cardeal nos entregou o Plano desenvolvido num belo trabalho de conjunto no dia de aniversário da cidade, que foi na última sexta-feira, dia 25/01/2013. O Plano vem para nos ajudar a sermos “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. Uma cidade com tanta desigualdade, onde falta saúde, segurança, educação, cultura, mobilidade, enfim uma metrópole com indicadores de desempenho muito ruins como apontou a pesquisa da Rede Nossa São Paulo. 

Chegamos, então, para o 4o. círculo que é a Pastoral Fé e Política da (ASP). Sua missão é educar para a cidadania ativa e o exercício responsável da política. Como podemos colocar em ação tudo o que a Igreja está nos chamando? O Ano da Fé, a participação democrática e o testemunho de Jesus Cristo na cidade de São Paulo. Inicialmente podem parecer propostas diferentes, mas elas tem muito em comum.
A Pastoral Fé e Política vai no Ano da Fé realizar a Escola de Fé e Política com o objetivo de refletir e aprofundar questões sócio-políticas-econômicas a partir da Fé Cristã para sermos “Sal e Luz no mundo” por meio de ações cidadãs. Nossa fé cristã nos volta ao bem-comum e para isso precisamos conhecer nossa  organização social, política e econômica para formar/capacitar “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo” na defesa do bem comum e na construção de uma sociedade justa. A Escola de Fé e Política vai ocorrer na Região Belém, no Centro Pastoral São José. Vai estudar a realidade da cidade, conhecer os caminhos da participação e com a graça de Deus, ser testemunha de Jesus Cristo.

O nome da escola é homenagem a um cristão testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo - Waldemar Rossi. Um operário que teve papel de destaque na  Oposição Sindical Metalúrgica dos anos 70 e 80. Foi preso político e torturado durante a ditadura militar. É fundador da Pastoral Operária e foi escolhido para ser membro da Comissão de Justiça e Paz de São Paulo por Dom Paulo Evaristo Arns. Em 1980, na primeira visita do Papa João Paulo II a nossa cidade, discursou representando os leigos e leigas católicos. Empenha-se na melhoria da Zona Leste da cidade quanto à saúde e a urbanização das regiões mais periféricas e é ativo nas questões relacionadas aos trabalhadores da cidade e também do campo. A Escola de Fé e Política homenageia, na pessoa do cristão Waldemar Rossi, que vive o Evangelho e por meio dele testemunha Cristo, a todos e todas que lutam para que a vida aconteça em plenitude.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Apresentado no Programa Igreja em Notícia da Rádio 9 de Julho em 01/02/2013.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário