Ontem foi o Lançamento do Livro "Dom Angélico Sândalo Bernardino - Bispo Profeta dos Pobres e da Justiça" sobre o ministério de Dom Angélico. Uma obra da Igreja em Movimento que, a seu tempo, fiel ao Espírito que lhe fala, soube responder, Evangelicamente e Profeticamente aos desafios da realidade e aos sinais dos tempos.O lançamento deu-se na celebração da Santa Missa presidida Por Dom Angélico e vários padres concelebrantes na Paróquia São Francisco de Assis em Ermelino Matarazzo - São Paulo -SP
A celebração contou com testemunhos de vários padres e leigos sobre a presença e importância de D. Angélico em suas vidas. Destacamos a fala emocionada da Professora Ana Flora Anderson ao relatar que quando falou aos bispos sobre a atuação dos leigos a pedido de d. Paulo Evaristo Arns nos anos 60, recebeu olhares de reprovação. Mas D. Angélico acenou o gesto de positivo acompanhado do semblante de aprovação e alegria. Gesto que a marcou profundamente e também no recente velório de Frei Gorgulho quando D. Angélico falou de forma eloquente sobre a vida em plenitude na Casa do Pai.

Após os depoimentos, D. Angélico realizou a sua homilia caminhando pelo corredor da Igreja e pediu a uma jovem que empurrasse a cadeira de um outro jovem com deficiência motora devido à Paralisia Cerebral, a Socorro uma mulher do povo que pediu a Palavra minutos antes para relatar sua luta e conquistas graças à D. Angélico e ao Pe. Ticão e pediu no outro ombro a mão de Waldemar Rossi que representava o leigo em luta pelo Mundo do trabalho e a Pastoral Operária. Caminhou acompanhado dessas quatro pessoas e de forma profunda e serena proclamou o Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus, 5:
1 Jesus viu as multidões, subiu à montanha e sentou-se. Os discípulos se aproximaram, 2 e Jesus começou a ensiná-los: 3 «Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos, porque possuirão a terra. 6 Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os que são misericordiosos, porque encontrarão misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino do Céu. 11 Felizes vocês, se forem insultados e perseguidos, e se disserem todo tipo de calúnia contra vocês, por causa de mim. 12 Fiquem alegres e contentes, porque será grande para vocês a recompensa no céu. Do mesmo modo perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.» 13 «Vocês são o sal da terra. Ora, se o sal perde o gosto, com que poderemos salgá-lo? Não serve para mais nada; serve só para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14 Vocês são a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15 Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo de uma vasilha, e sim para colocá-la no candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. 16 Assim também: que a luz de vocês brilhe diante dos homens, para que eles vejam as boas obras que vocês fazem, e louvem o Pai de vocês que está no céu.»
Esta cena ficará marcada na mente e nos corações dos presentes!
Nenhum comentário:
Postar um comentário