segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

CARTA DA 4º AMPLIADA NACIONAL DE CEBs


Miriam, a profetisa tomou nas mãos um tamborim
e todas as mulheres a seguiram com tamborins, formando coros de danças.
E Miriam lhe entoava: “Cantai a Javé, pois de gloria se vestiu!” (Ex 15,20-21)


Romeiros e romeiras do Reino do campo e da cidade viemos aqui, de todos os recantos do Brasil, para IV Ampliada Nacional de Comunidades Eclesiais de Bases (CEBs), no Vale do Cariri coração do nordeste. Como o povo respondeu ao chamado de Miriam, que convidava a dançar ao Deus na vida, assim nós, respondemos ao chamado do Deus da esperança que anima o trem das CEBs rumo ao 13º Intereclesial.
É com muita alegria que convidamos você a entrar neste cordão da dança, que se realizará de 07 a 11 de janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, Diocese de Crato, Ceará.
 Como o tamborim de Miriam convocou o povo, nos sentimos convocadas e convocados ao ritmo alegre da sanfona para dançar a justiça e profecia a serviço da vida, como resposta aos gritos de dor provocados pelos projetos que signifiquem sinais de morte para o nosso povo, que estão sendo implantados em todo Brasil.
Nesta ultima ampliada num clima de profunda mística, olhamos a realidade que desafia a vida em plenitude do nosso povo. Alegramo-nos com a partilha do trem das CEBs, que passa em cada comunidade, diocese e regional. Lá, onde os vagões das CEBs passam, reacende a chama da esperança na realização da sociedade do bem viver e do bem conviver, em comunhão com todas as CEBs da grande Pátria, América Latina e Caribe.
 Como é próprio da nossa caminhada de igreja compartilhamos os novos trilhos que estão sendo postos, através do serviço das diversas equipes, para que o trem das CEBs chegue à estação do Ceará, debaixo do chapéu de padre Cicero, no calor do grande caldeirão, das lutas, culturas, sonhos e esperanças para vivenciarmos a grande proposta do Reino que já se faz presente.
Já sentimos o gostinho desta festa no lançamento do Texto base e das Cartilhas na Casa da Mãe das Dores e das Alegrias, que no decorrer destes anos tem acolhido romeiros e romeiras que aqui vem; como também, saboreamos o prazer da preparação das diversas famílias, paroquias e comunidades que acolherão os delegados e delegadas.    
Herdeiras e herdeiros das grandes lutas populares pela libertação como o foram Palmares, Canudos e Caldeirão, somos hoje convocados e convocadas pela firmeza da fé dos beatos e beatas do povo de Deus, Antônio Conselheiro, Maria de Araújo e José Lourenço, pelo amor à justiça e vida do padre Ibiapina e padre Cicero.
Não perca o trem se prepare e vem também! O trem tem datas e horários marcados: até 31 de maio 2013 confirme o seu “bilhete” - ficha de inscrição.
Sob o olhar maternal e solidário da Mãe das Dores e das Alegrias acolhemos sua benção para que nossos passos sejam firmes como foram os dela.

Um abraço amoroso de toda Equipe da Ampliada Nacional das CEBs
Amén, Axé, Auere, Oxente, Aleluia!

Crato 27 de janeiro de 2013

Secretariado do 13º Intereclesial das CEBs
Rua Teófilo Siqueira, 631 – Centro – CEP 63.100-010 – Crato CE
Fone/Fax (88) 3251-1110 – Email intereclesialcrato@yahoo.com.br

Regional Sul I da CNBB/S.Paulo
Edmundo - edmundo.cebs@gmail.com
Liz  -  Lizceep@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário