segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Fraternidade e Educação


Filipe Thomaz*

A igreja, para ser fiel ao que Jesus Cristo sempre pregou, precisa exercer seu papel e denunciar as estruturas injustas da sociedade. Nos dias de hoje, uma das grandes injustiças contra todo o povo brasileiro é o descaso com que é tratada a educação pública, pois esta é um serviço publico fundamental para a sociedade. A Igreja não pode se fechar somente para a oração, são necessárias atitudes concretas para construirmos um mundo mais justo. 


Pensando nisso, a Igreja promoveu, em 1982,  a Campanha da fraternidade  com o tema "Educação e Fraternidade" e o lema "A verdade vos libertará"; em 1998, o tema foi "Fraternidade e Educação" e o lema "A Serviço da Vida e da Esperança". Podemos ver publicado pela Rede Nossa São Paulo uma ótima notícia sobre a mobilização da sociedade civil tendo em vista o bem comum no artigo: Nasce um Movimento pela Educação de Helena Singer (socióloga com pós-doutorado em Educação e diretora pedagógica da Associação Cidade Escola Aprendiz)

A Igreja precisa mostrar que, assim como nos tempos da Bíblia, o povo, principalmente os mais pobres e injustiçados, unido em nome de Deus, superou problemas que pareciam impossíveis de se resolver. Também hoje, podemos unidos e confiando em Deus, buscar nossos direitos, superando grandes injustiças.
Apesar das grandes dificuldades enfrentadas pela educação pública, é extrememente animador perceber que há pessoas criando consciência sobre as maneiras concretas de unidos buscarmos muitas melhorias para o bem comum e para o futuro do país. 

*Membro da Pastoral Fé e Política - Região Episcopal Belém
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário