segunda-feira, 27 de maio de 2013

Pastoral Fé e Política - Setor Vila Medeiros promove encontro com subprefeito


No sábado, 18, membros da Pastoral Fé e Política do Setor Medeiros se reuniram na quadra da Paróquia Santa Zita para um encontro com o subprefeito dos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros, Gilberto Rossi. Estiveram presente o bispo auxiliar da arquidiocese e vigário da Região Santana, dom Sérgio de Deus Borges, e o pároco local, padre Maurício Vieira de Souza.
Logo no inicio do encontro, dom Sérgio agradeceu a presença de todos e destacou que é importante realizar este diálogo, pois “no diálogo se encontram muitos caminhos, e podemos nos ajudar mutuamente, a Igreja e as organizações da sociedade junto com a prefeitura e o poder público, quando se unem,podem fazer muito mais com menos esforço”.
O subprefeito fez uma apresentação das atividades realizadas pela subprefeitura e dos projetos a serem executados ao longo dos próximos anos de governo. Gilberto destacou que o próprio prefeito pediu que os subprefeitos caminhassem com a comunidade.
Participaram do encontro os assessores de comunicação e de cultura. Em entrevista o subprefeito destacou a importância do encontro e disse que é preciso atender a comunidade, porém, antes, é necessário ouvir da comunidade quais as demandas e problemas que ela encontra no seu dia a dia.
Gilberto convidou que os moradores participem da revisão do Plano Diretor Estratégico, que será realizada dia 8 de junho, no auditório da UNIBAN - Rua Maria Cândida, 1.813, Vila Guilherme, das 9h às 17h – pois segundo ele “o Plano Diretor precisa ser revisto”, e defendeu que os encontros com a comunidade é a melhor maneira de fazer o Plano chegar a todos.
Após a sugestão do subprefeito de que encontros com a comunidade fosse mais frequente o padre Maurício, pároco da Santa Zita, sugeriu que a comunidade cedesse o espaço, porém que fosse convidada mais pessoas, independente de credo professado ou de escolhas partidárias e que a igreja seja uma facilitadora entre o governo e a comunidade.

A coordenação da Pastoral Fé e Política convidou a comunidade para dois encontros que acontecerão em junho, no dia 22, e terá a presença de Waldemar Rossi e outro que será realizado em 24 de agosto e contará com a participação da deputada federal Luiza Erundina, os respectivos encontros serão realizados na Paróquia Santa Zita -Rua: Padre Saboia de Medeiros, 827, Vila Maria Alta.

Pastoral Fé e Política realiza encontro com Subprefeitura

No último dia 18 de maio ocorreu o encontro do Setor Medeiros com a Subprefeitura Vila Maria/Vila Guilherme. O objetivo do encontro foi conhecer as ações e políticas públicas da subprefeitura, conhecer as metas da atual gestão e discutir a realidade da região dos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros. A atividade, organizada pela Pastoral Fé e Política, aconteceu na quadra de nossa Paróquia Santa Zita, das 14h às 17h.

O encontro foi aberto por Dom Sérgio de Deus Borges, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e responsável pela Região Episcopal Santana. Ele destacou a importância da atividade e a necessidade da realização de mais debates sobre políticas públicas, onde os leigos e as leigas devem estar presentes e sempre procurando mobilizar a comunidade.

Padre Maurício também fez a acolhida de todos os presentes. Ele falou que é preciso haver mais encontros para buscar melhorias para a região, e com maior mobilização e maior incentivo para a participação dos moradores dos bairros e de membros de outras confissões religiosas.

O subprefeito Gilberto Rossi apresentou as ações e os serviços da subprefeitura. Ele enfatizou que a função da subprefeitura não é a de ser apenas uma zeladoria da região mas, principalmente, o efetivo governo local, descentralizando a gestão e a execução das políticas, e criando maior possibilidade de participação direta do povo.

Rossi destacou, juntamente com o assessor de comunicação, Cícero Bezerra, e o supervisor de Cultura, Tiago Gnecco, as metas e propostas em diversas áreas sociais, principalmente na educação, saúde, habitação, esporte e cultura, assim como as ações sobre o chamado “Arco do Futuro”. Algumas que foram apresentadas: construção de CEU, construção de UPA, habitações populares, melhorias e articulação entre os centros independentes de cultura, manutenção e melhorias em CDC’s (Clubes da Comunidade). Foram ressaltadas as ações sociais que se pretende realizar nas regiões do Parque Novo Mundo e Jardim Julieta (distrito de Vila Medeiros).

Muitas das metas e das propostas apresentadas dependerão, para a sua plena efetivação, daquilo que for definido na revisão do Plano Diretor Estratégico, reunião que é aberta para toda a população. A reunião acontecerá no dia 08 de junho, no auditório da UNIBAN (rua Maria Cândida, 1.813), das 9h às 17h.

Após toda a apresentação da subprefeitura, por mais de 1 hora os participantes fizeram perguntas, reivindicações e considerações sobre o que foi apresentado e sobre a realidade e as prioridades da região: melhorias urgentes para a região do Jardim Julieta, especialmente nas áreas da educação, cultura, saúde e habitação, com a reivindicação da não ampliação do Terminal de Cargas Fernão Dias e a defesa dos direitos da criança e do adolescente; construção de CEU no distrito de Vila Maria além de melhorias no clube Thomaz Mazzoni; políticas voltadas para a população imigrante, especialmente a boliviana; políticas públicas que contribuam para a diminuição da violência contra a juventude; avanços significativos na qualidade do ensino municipal; implantação de Universidade Federal na região do Jardim Julieta; implantação de casa/centro de cultura na antiga sede da subprefeitura (Vila Guilherme); melhorias nas vielas/travessas do bairro Jardim Brasil, entres muitos outros.

Como encaminhamentos finais, o subprefeito Gilberto Rossi se colocou à disposição para novos encontros, inclusive para tratar de áreas mais específicas, como saúde e educação. Além disso, foi proposta a realização de um encontro anual no perfil do que foi realizado no dia 18. Por fim, foi reforçado o convite para a participação na reunião de revisão do Plano Diretor Estratégico, no dia 08 de junho.

Fonte: Marcelo Naves - Membro da Pastoral Fé e Política da Região Santana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário