terça-feira, 28 de maio de 2013

Encontro com com os subprefeitos da área geográfica da Região Belém

     A Escola de Fé e Política Waldemar Rossi que ocorre às segundas-feiras no Centro Pastoral São José na Região Episcopal Belém promoveu ontem encontro com os subprefeitas/os que estão localizados na Região.
     O encontro foi aberto pelo Flávio Castro, que é um dos coordenadores da Escola que nessa noite reuniu também os alunos dos cursos de Teologia que também ocorrem às segundas. Explicou que a Escola é uma iniciativa da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese e da Região Belém, da Rede das Escolas da Cidadania e da UNIFESP (curso de Extensão Universitária). 
     A Escola tem participantes da Região Belém que seria a Região Leste 1 da cidade e também Leste 2  com participantes da Penha e Cidade Tiradentes, da Zona Norte com membros de Santana e da Zona Oeste com participantes de Pirituba. Há participantes de cidades vizinhas como Guarulhos e Jundiaí. Em virtude da parceria com a UNIFESP, os participantes estão desenvolvendo um TCC Trabalho de Conclusão de Curso que é formar o Rosto da Região e a partir deste propor as Metas da Região. Estão acompanhando  o Programa de Metas da atual gestão com olhar mais próximo da subprefeitura de sua residência.
      D. Edmar Peron, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Vigário Episcopal da Região Belém acolheu aos participantes e destacou a importância dos eventos ocorridos antes das eleições e de acompanhamento do mandato. Destacou a importância do diálogo com o Poder Público motivado pelas preocupações evangélicas com os pobres e os mais necessitados. 
     Dos quatro subprefeitos convidados destacamos a presença da Subprefeita Dilian Guimarães da Subprefeitura Aricanduva/Carrão/Formosa que foi a única presente.  O Subprefeito Fernando Elias Alves de Melo da Subprefeitura São Mateus foi representado pelo Sr. José Luis. A Subprefeita Patricia Saran da Subprefeitura Vila Prudente foi representada pela Sra. Angela e o  Subprefeito Francisco Carlos Ricardo da Subprefeitura Mooca embora tenha confirmado presença há cerca de um mês não compareceu, nem enviou representante.
     Os participantes, organizados em grupos por subprefeitura apresentaram questões relacionadas a  
  • Conselho de Representantes/Participativos
  • Saúde 
  • Comunicação
  • Meio ambiente
  • Juventude
  • Criança e adolescente
  • Idoso
  • Mobilidade Humana - migrantes bolivianos
  • Lazer
     Waldemar, colocou que as questões são pontuais em algumas subprefeituras, mas são problemas que afetam toda a cidade e pede então que sejam respondidas por todas as subprefeituras. Trata-se de direitos dos munícipes que constroem e construíram essa cidade no caso dos idosos e que cotidianamente contribuem com os impostos. Lamentou as ausências e mencionou a frase de Jesus Cristo que diz: "Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração" (Mt 6, 21).       
     Pe. Julio Lancellotti comentou a importância da instalação dos Conselhos de Representantes com representação da população local e entre esta, os mais pobres, como os moradores de rua; destacou o descaso com os idosos que estão sendo esquecidos nas políticas, assim como a criança e o adolescente. Destacou que a Mooca é a região da cidade mais numerosa em população de rua. Portanto requer políticas de moradia, saúde, inclusão etc. Comentou a ausência de serviços públicos no km 28 de São Mateus, com a população em extrema vulnerabilidade.
    Após os questionamentos, cada subprefeito teve tempo de resposta iniciando pela Subprefeitura Aricanduva/Carrão/Formosa. A Sra. Dilian iniciou a iniciativa e a organização da Escola. Informou que as solicitações ao Programa de Metas ainda estão em análise devido a significativa participação da população. Comentou quanto a  
·  Saúde - tema de prioridade e necessário empenho para funcionar bem os equipamentos atuais, ainda não tem informação sobre se o Ambulatório de Especialidades será contemplado. Será informado na Audiência Devolutiva.
·   Idoso - outra prioridade a ser atendida em curto prazo em virtude do aumento populacional.
·  Meio ambiente - O Parque CERET está sob responsabilidade da Secretaria de Esportes e ela concorda que se faz necessário o resgate da autonomia da subprefeitura. A questão do meio ambiente envolve maior e melhor uso dos ecopontos e aumento de oportunidades de trabalho na região para diminuir o impacto no trânsito.
·   Conselho Participativo - temática em discussão a ser implantado ainda em 2013.
     Em seguida a Angela representando a Subprefeitura Vila Prudente comentou que receberam 198 propostas para as metas da região.  A verba ainda está restrita à zeladoria. Quanto às questões: ·   Saúde - Vila Ema não tem UBS e está levantando espaço para a construção de uma.
·   Criança e adolescente - também procura espaço para CEI e EMEI.
·   Juventude - não há verba para Cultura, os professores são voluntários.
·  Meio ambiente - O Parque V. Ema está precisando de melhorias; a Coleta Seletiva está sendo planejada e achou muito importante a sugestão de envolver as cooperativas de catadores. A sugestão será encaminhada.
· Descentralização - criação da Subprefeitura de Sapopemba. Convidou os participantes para participar dos debates do Plano Diretor Estratégico, acompanhar os sites e todas as discussões.
     Finalmente o José Luis da Subprefeitura São Mateus reforçou que a verba está restrita à zeladoria. Desculpou-se e disse não dominar os assuntos colocados, mas que tentaria colaborar. Disse que a Subprefeitura está a disposição para pensar em soluções aos desafios apontados. Quanto a:
· Juventude - informou verba para a Cultura de R$ 25000,00.
· Meio ambiente - O km 28 é considerado espaço rural e não recebe verba; sofre com o Cartel do Lixo; 
· Descentralização - perguntou aos participantes quem acessou o site naquele da Câmara Federal e Municipal naquele dia.

          Subprefeitura Mooca - Ausente.

     O Pe. Tarcisio Mesquita, Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de São Paulo chamou a atenção da discussão de que a violência presente nos dias de hoje, não se resolve com punição. Preocupa muito ouvir que a subprefeitura não tem verba para Cultura, por exemplo, com música e poesia de qualidade; bem como atividades de Lazer são alternativas importantes à Cultura de Não Violência. 
         O Pe. Claudio de Oliveira, Coordenador de Pastoral da Região Belém se alegrou com a notícia da instalação da Sub Sapopemba, região que realmente requer maior atenção do Poder Público. Reforçou a urgência de atenção à região do km 28 em São Mateus. Região esta de ausência do Estado. 
         D. Milton Kenan Jr, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Referencial da Pastoral Fé e Política comentou que chegou para o evento achando que seria uma atividade mais local, mas saiu convencido da importância do evento. Os problemas apresentados são os mesmos da Região da Brasilândia. Agradeceu a oportunidade de exercer cidadania e resgatou que o Povo unido jamais será vencido. Portanto, faz-se necessária a organização e união. As conquistas exigem essa organização. Ressaltou a necessidade de conhecer melhor o Programa de Metas e o compromisso da Igreja que quer exercer cidadania como expressão da fé. 
        Enfatizou a importância da participação do povo na escolha dos representantes e questionou: Qual o papel do Conselho Municipal da Criança e Adolescente? Qual o papel do Conselho Municipal da Saúde? Parece que os Conselhos estão servindo de "faz-de-conta"e não estão desempenhados seu verdadeiro papel. Disse que chama a atenção a Subprefeitura não ter orçamento, fato que dá destaque a importância do Orçamento Participativo. Perguntou: Como temos Megaestádios inaugurados? Como há dinheiro para isso? e não tem para a saúde? para a cultura? Algumas das capitais que vão sediar a Copa não tem saneamento básico. Quanto ao Plano Diretor Estratégico mencionou o quanto as Igrejas são punidas com tantas exigências (dificuldade Alvará de funcionamento e o esforço enorme para atender as exigências). Mais uma vez questionou: No que a cidade se transforma se tirarmos a Igreja da periferia? Vamos tirar as Obras sociais - o que ocorre? Fez memória a D. Luciano Mendes de Almeida e se entristeceu ao se deparar com  a realidade da criança e do adolescente e da Fundação Casa. Exclamou: Não podemos mais ser uma nação que condena crianças e adolescentes a morte! Temos que investir nas crianças e adolescentes.
   O Flávio encerrou motivando novos encontros entre a comunidade e o Poder Público e parabenizou aos presentes!
     D. Edmar pediu organização no acompanhamento das metas e motivado pela fala de D. Milton entoou o canto: Povo unido jamais será vencido e encerrou o encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário