sexta-feira, 10 de maio de 2013

A relação fé e política


 
Márcia Castro*
A Arquidiocese de São Paulo por meio da Região Episcopal Belém, da Pastoral Fé e Política e a Rede de Escolas de Cidadania que é parceira da UNIFESP, a Universidade Federal de São Paulo, estão num exemplo de trabalho de conjunto na Escola de Fé e Política Waldemar Rossi.
Quero então partilhar com você, querido ouvinte, sobre essa rica experiência que é a  Escola.
           A escola tem, no Ano da Fé, a missão de explorar a relação entre nossas ações cristãs e o evangelho de Jesus que nos remete a agir em favor do outro. Certamente precisamos subir ao monte e em oração receber do Pai a força para agir em vista dos que sofrem sede, fome, não tem lar, salário entre outras necessidades. Estamos no 1o. Módulo que tem como tema Fé, Política e Realidade Local.  As duas primeiras aulas trataram da Relação Fé e Política  e foram desenvolvidas pelo próprio homenageado pela Escola, nosso querido Waldemar Rossi que nos presenteou com uma viagem pelos textos bíblicos desde o Gênesis, Exodo, Profetas até o Evangelho de Nosso Senhor embasando a relação Fé e Política pela Bíblia. Nesse dia a Palavra de Deus dizia: "Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma medida boa, socada, sacudida e transbordante será colocada na dobra da vossa veste, pois a medida que usardes para os outros, servirá também para vós." (Lc 6,36-38). Waldemar enfatizou que ser misericordioso é ter o coração voltado para a miséria, é o comprometimento com o outro que sofre.
            A vivência da fé passa pelo nosso compromisso com a justiça e o amor que será traduzido em práticas de fidelidade ao projeto de Deus e a solidariedade para com os irmãos. Quando lemos o Antigo Testamento é necessário ter em mente que se trata de uma linguagem simbólica e por isso o texto não deve ser lido ao "pé da letra", mas interpretado no contexto em que foi escrito. Os aspectos econômicos, políticos, sociais e religiosos daquele tempo. Os textos mostram a caminhada do povo que é acompanhada por Deus e que vai tomando consciência que não vive numa situação de dignidade, mas muitas vezes de exploração e de escravidão.
           Na segunda aula, a relação fé e política continuou a ser analisada e atualizada para os dias de hoje com as organizações que temos e Como fazer política segundo as exigências da fé? A palavra de Deus nos dizia: Nenhum profeta é aceito em sua própria terra - Lc 4,24-30. O profeta é consciente das dificuldades na realização da missão, por isso é chamado a viver na confiança. Não há nada nem ninguém que possa impedir o Senhor de continuar o seu caminho de realização da vontade do Pai: " passando pelo meio deles, continuou o seu caminho" (v. 30). 
              Os documentos da Igreja vão apontar a necessidade de olhar para o aspecto social sobre a ótica da Palavra de Deus. Em 1881 o Papa Leão XIII escreveu a 1a. Encíclica Social, chamada Rerum Novarum, que quer dizer: Das coisas novas. O Papa discutiu o Mundo do trabalho, seus desafios e perspectivas, a situação de exploração, concentração de riqueza, empobrecimento dos trabalhadores e defendeu a sua organização. Em sequência, várias organizações e movimentos vão acontecendo e a organização política vai se estruturando.
                A aula foi encerrada com menção ao Bispo emérito de Goiás, Dom Tomás Balduíno, que fez um balanço das lutas sociais e da semente que vem debaixo pra cima, das bases populares, da educação política do aprimoramento do laicato, do povo de Deus, e não do fortalecimento institucional das for­ças partidárias, daqueles que detém o poder econômico e político. A proposta de Jesus, da pequena semente, do pequeno fermento, da pequena chama. Tudo isso é pequenez, mas tem uma vocação de abrangência, de solidariedade, de crescimento, de ultrapassar os   obstáculos à dignidade do jovem, da mulher, do homem, da terra, da mata e dos ribeirinhos.

Os vídeos das aulas estão disponíveis no site da Pastoral Fé e Política. O curso ocorre às segundas-feiras, no Centro Pastoral São José do Belém, das 19:30h às 21:30h, e está de portas abertas para receber você.

*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 10/05/2013.



Nenhum comentário:

Postar um comentário