sexta-feira, 24 de maio de 2013

Conselho da Cidade - um espaço para testemunhar Jesus Cristo


Márcia Castro*

Temos agora, aqui em São Paulo, o Conselho da Cidade de São Paulo que foi criado e instalado em 26 de março de 2013 pelo prefeito Fernando Haddad (Decreto 53.796/2013).
O Conselho da Cidade de São Paulo é um órgão de assessoramento imediato ao Prefeito na implementação do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente sustentável da Cidade de São Paulo (Art. 1º).
Mas para que serve o Conselho da Cidade da Cidade de São Paulo? (Art. 2º)
I - assessorar o Prefeito na formulação de políticas, indicações normativas e ações governamentais específicas;
II - debater, orientar e apreciar propostas de políticas públicas e reformas estruturais submetidas pelo Prefeito;
III - sugerir, propor, elaborar e apresentar ao Prefeito relatórios, estudos, projetos, acordos e pareceres, reunindo as contribuições dos diversos setores da sociedade civil;
IV - organizar, promover e acompanhar debates acerca das medidas necessárias para a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambiental da Cidade.
O Conselho da Cidade de São Paulo é formado (Art. 3º) pelo Prefeito, por 7 Secretarias da Administração Municipal (Secretário Especial de Relações Governamentais; Secretário do Governo Municipal; Secretário Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico; Secretária Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão; Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos; Secretário Executivo de Comunicação e Secretário Municipal de Relações Internacionais e Federativas) e por cidadãos e cidadãs de reconhecida atuação social, econômica e ambiental, que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da Cidade com sua experiência e conhecimento. Foram convidados a compor o Conselho pelo prazo de 2 (dois) anos, facultada a recondução.
Grupos de trabalho estão sendo formados e vão tratar de temas específicos, com o intuito de aprofundar discussões e elaborar documentos a serem examinados pelo Conselho da Cidade de São Paulo (Art. 4º). Os membros que desempenham essa relevante função pública não são remunerados (Art. 6º).
Tenho sempre conversado com você, ouvinte da Rádio, que no atual Plano de Pastoral da Arquidiocese temos a missão de ser testemunhas de Jesus Cristo na cidade e por isso quero destacar alguns dos 136 membros do Conselho da Cidade de São Paulo que formam um conselho bem plural. 

A Igreja Católica se faz presente com
·         Dom Odilo Scherer                     Cardeal Arcebispo de São Paulo
·         Frei David Raimundo dos Santos Diretor Executivo da EDUCAFRO
·         Pe. Antonio Marchioni, Ticão      Paróquia São Francisco de Assis/Ermelino Matarazzo
                                                                                     Escola da Cidadania da Zona Leste
·         Padre Jaime Crowe                     Associação Santos Mártires - Jardim Ângela 
                                                   Escola da Cidadania da Zona Sul
·         Rafael Parente Sá Martins           Pastoral da Juventude
          
         Também participam parceiros das atividades da Pastoral Fé e Política como
·         Luciano Santos                          Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral
·         Maurício Broinizi Pereira            Secretaria Executiva da Rede Nossa São Paulo
·         Maurício Jorge Piragino              Diretor da Escola de Governo de São Paulo
·         Oded Grajew                             Fundador do Movimento Nossa São Paulo

O Conselho é formado por  membros de movimentos sociais, empresariado, representações religiosas diversas, membros de universidades, artistas, representações de classe e conselhos profissionais, membros do poder legislativo e judiciário, dirigentes sindicais, comércio, indústria, finanças, setor de serviços, ONGs e associações. Enfim vários e diversos segmentos da sociedade com o compromisso para que a cidade seja justa e sustentável.
Depois da Instalação deste Conselho da Cidade serão instalados Conselhos em cada uma das subprefeituras e é muito importante que você esteja presente nesse processo na sua subprefeitura. Procure se informar e participar das atividades que acontecem por lá, a subprefeitura é o espaço público mais próximo do cidadão.
        Venha dialogar com as subprefeitas de Aricanduva e Vila Prudente, bem como os subprefeitos de Mooca e São Mateus na Escola de Fé e Política na próxima segunda-feira, dia 27/05/2013 no Centro Pastoral São José do Belém, às 19:30h. Nesse encontro será discutido o programa de metas da região. Teremos a presença dos participantes da Escola, membros da Região Episcopal, Dom Milton Kenan Junior (Bispo Referencial da Pastoral Fé e Política) e Dom Edmar Peron (Vigário Episcopal para a Região Belém).

 *Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 24/05/2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário