segunda-feira, 13 de maio de 2013

Fraternidade para com as populações atingidas por hidrelétricas


Início
Filipe Thomaz*


A preservação do meio ambiente é responsabilidade, direito e necessidade de todos nós. A produção de eletricidade, é indispensável, mas, quando não são tomados os devidos cuidados, pode causar graves problemas aos ecossistemas e, também, a diversas comunidades que, há séculos, vivem em áreas próximas a usinas hidrelétricas. Tais comunidades são em geral pobres, e isso não pode, em  hipótese alguma ser motivo para que interesses econômicos as coloquem em segundo plano.
Alem disso todos nós devemos ficar atentos para não permitir que a energia elétrica se torne uma mercadoria objeto de lucros arbitrários, mas sim, um bem a serviço de todos. 
Pensando em assuntos como esses, e tendo em vista a opção preferencial pelos pobres, a Igreja já promoveu diversas Campanhas da Fraternidade com temas relacionados à necessidade de vivermos em harmonia com a natureza e com todas as comunidades do país. Alguns exemplos são: 
1986: tema: "Fraternidade e Terra" e lema: "Terra de Deus, Terra de irmãos" 
Fraternidade e Terra
2011: tema: "Fraternidade e a Vida no Planeta" e lema: "A criação geme em dores de parto"
  
 Podemos ver publicado no site www.adital.com.br um ótimo exemplo de como a população pode e deve cobrar das autoridades ações que visem promover o bem comum. No artigo Posição frente ao pacote de energia elétrica do governo do MAB Movimento dos Atingidos por Barragens Coletivo Nacional de Comunicação.
 
Para construirmos um país mais justo, é indispensável a participação popular.  É fundamental que o povo brasileiro acompanhe as ações do poder público para garantir que seus atos tenham como objetivo promover o bem comum. Os agentes políticos precisam exercer seus cargos tendo em vista os interesses da população. 
Nos tempos em que a Bíblia foi escrita, diversas vezes, o povo de Deus permaneceu unido em nome de Deus e conseguiu superar problemas que pareciam impossíveis de se resolver. É fundamental que todos nós permaneçamos unidos pelo Espírito Santo, e tenhamos a humildade para reconhecer que é segundo a vontade de Deus que podemos transformar o mundo em que vivemos.

*Membro da Pastoral Fé e Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário