sexta-feira, 17 de maio de 2013

O que Deus exige de nós?



Márcia Castro*

“O que Deus exige de nós?”

Este é o tema da SOUC - Semana de Oração para a Unidade dos Cristãos 2013. Esta semana é promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI) e acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios. 

No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é de 18 a 25 de janeiro em virtude da festa de São Paulo. No hemisfério Sul as Igrejas geralmente celebram a Semana de Oração no período entre a Ascensão do Senhor e Pentecostes. O objetivo é orar juntos por uma unidade cada vez mais plena e estimular a comunhão entre as Igrejas. Desejo do próprio Cristo expresso na oração ao Pai no capítulo 17 do Evangelho de João.

O  Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) informa que o material deste ano foi preparado pelo Movimento de Estudantes Cristãos da Índia e chama a atenção para o silêncio que é imposto às mulheres. O cartaz apresenta uma mulher de véu, com a boca encoberta e olhar firme. Nos chama atenção para os grupos silenciados por questões religiosas, econômicas e políticas. Quem são as pessoas sobre as quais o sistema social, econômico e religioso silencia vozes?  Qual é a exigência feita por Deus a nós diante destes silêncio?

Deus quer que conheçamos a realidade, mesmo quando é difícil se deparar com ela. A partir da consciência dessa realidade ser semente de transformação, como aponta o 11o Plano de Pastoral Arquidiocesano: Testemunha de Jesus Cristo na cidade de São Paulo. Na Assembleia da Região Belém D. Edmar deu ênfase para que todos os trabalhos desenvolvidos, estejam em sintonia com o 11o Plano e com o propósito de testemunhar Jesus Cristo 

A Pastoral Fé e Política, por meio da Escola de Fé e Política Waldemar Rossi está preocupada em conhecer quais são as vozes silenciadas na Realidade Local da Região Episcopal Belém.  A relação Fé e Política está sendo construída na busca de retratar o rosto da Região. Nesse sentido o aspecto prático da Escola está sendo desenvolvido no Trabalho de Conclusão de Curso que é uma construção coletiva, por região de localização dos participantes. Na área geográfica relativa a Região Episcopal Belém encontram-se as Subprefeituras Aricanduva, Moóca, São Mateus e Vila Prudente. Os participantes estão fazendo o levantamento de quais os serviços, organismos, equipamentos, áreas verdes e espaços que temos e quais são aqueles que precisamos/queremos. Estamos procurando saber quais são as principais demandas da Região e conhecer também os indicadores. Para com isso dialogar com o Poder Público, apresentando as demandas da região para as situações de maior necessidade, para os grupos de maior vulnerabilidade e apontar soluções para esses problemas. Os participantes da Escola já iniciaram este processo participando das Audiências Públicas do Programa de Metas nas subprefeituras e também estão conhecendo os indicadores da cidade mapeados pela Rede Nossa São Paulo como o IRBEM que são Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município, o Mapa da Participação Cidadã, o Observatório cidadão, o Programa Cidades Sustentáveis e o quadro da desigualdade.

A Escola tem participantes de várias regiões da cidade e também das cidades de Guarulhos e Jundiaí. No próximo dia 27/05/2013 no Centro Pastoral São José do Belém vai ocorrer o encontro com as subprefeitas de Aricanduva e Vila Prudente, bem como os subprefeitos de Moóca e São Mateus quando será discutido o programa de metas da região.

O Programa de Metas que é lei na cidade, foi apresentado pela prefeitura em Abril, recebeu propostas até ontem e em junho apresentaram em audiências devolutivas quais solicitações foram incorporadas ao Programa e os motivos pelos quais outras não foram incorporadas. O encontro na Escola será uma oportunidade de conhecer as propostas para essa região, bem como uma oportunidade de aproximar o cidadão da subprefeitura. Sabemos que a cidadania cristã vai muito além de votar com critério. Precisamos acompanhar o mandato.

Venha fazer parte deste momento, venha exercer a cidadania ativa em busca de uma cidade cada vez mais justa.


*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 17/05/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário