segunda-feira, 4 de junho de 2012

Fraternidade e Fome

A Campanha da Fraternidade é um importante trabalho da igreja que tem entre seus objetivos denunciar injustiças graves que afetam o nosso mundo. Procura, também, mostrar que, para combater muitos desses problemas, é fundamental a participação de todos nós.
Não faz sentido que, com tantas riquezas que o ser humano produziu até hoje, haja no planeta cerca de 1 bilhão de famintos. Pensando nisso a Igreja promoveu em 1985 a campanha com o tema "Fraternidade e Fome" e o lema "Pão para quem tem fome".
Em 2010, entrou em vigor uma importante alteração no texto constitucional. O direito à alimentação passa a estar expresso como direito fundamental.
 


Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social.
As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, nos termos do art. 60 da Constituição Federal, promulgam a seguinte Emenda ao texto constitucional:
Art. 1º O art. 6º da Constituição Federal passa a vigorar com a seguinte redação:
"Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição." (NR)

     Isso escrito no papel, com certeza, não é suficiente, mas isso impõe mais responsabilidade por parte do governo e da sociedade com relação a alimentação de todos, sem exclusões.
A Igreja tem a responsabilidade de exercer influência na sociedade sempre com o objetivo de mostrar que é necessário e possível construirmos um mundo melhor. Cada um de nós pode e precisa participar da construção de um mundo mais justo e mais humano para todos.

Filipe e Rosimar Thomaz
Membros da Pastoral Fé e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário