terça-feira, 5 de junho de 2012

Corpus Christi

São Paulo, 12.05.2012
Estimados Padres, Diáconos
Religiosas/os, Consagradas/os
Estimados leigas/os
 Junto com os Bispos Auxiliares de São Paulo, hoje tenho um convite especial a fazer a todos. Aproxima-se a solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi), celebrada no dia 7 de junho. É uma das manifestações públicas da fé católica mais expressivas, na qual expressamos nossa fé no dom inestimável da Eucaristia, que Jesus deixou à sua Igreja.
Celebramos, de coração alegre e agradecido, porque nosso Senhor e Salvador permanece conosco, como companhia constante em nosso caminhar; Ele se faz alimento para nossa vida e nos une em “comunhão” consigo, com o Pai e também entre nós.
Neste ano, faremos uma grande manifestação arquidiocesana, na manhã do dia 7 de junho, para celebrar Corpus Christi. Por isso, recomendo que as celebrações nas paróquias, aconteçam apenas na parte da tarde. Convido, pois, todo o povo católico das nossas paróquias, comunidades, as crianças e jovens das Escolas, Colégios, Faculdades, todos os integrantes de grupos, pastorais, movimentos, associações, todas as famílias, enfim: todo o querido povo da Arquidiocese de São Paulo. Vamos participar dessa manifestação da nossa fé católica!
 Vamos concentrar-nos na frente da Igreja de Santa Ifigênia e na Av. Casper Líbero. Dali, sairemos em procissão às 9h, passando pelo viaduto de Sta. Ifigênia e pelo Largo São Bento, pela rua Líbero Badaró, Praça Patriarca e Largo São Francisco, chegando à Praça da Sé. Serão feitas 6 paradas, para a adoração e a bênção do Santíssimo Sacramento. Na Praça da Sé, será celebrada a Missa, pelas 11h.
 Convidamos o povo a usar, de preferência, o Metrô, alcançando a procissão a partir das estações Luz, República, Anhangabaú, S. Bento e Sé. Mas também poderá ser usado o transporte coletivo urbano, ou ônibus contratados pelos grupos.
 Convidamos os grupos e organizações várias a levarem suas bandeiras, faixas, distintivos e outros modos de identificação. Que a celebração de Corpus Christi se torne uma bela e exuberante manifestação da variedade e da vitalidade das organizações, grupos e carismas de nossa Igreja.
Cada grupo ou pessoa poderá encontrar ali o seu lugar na procissão. Recomendamos chegar em boa hora para a procissão, que sai às 9h.
 Convidamos também todos a fazerem em comunidade, grupos ou nas famílias, e até em particular, o tríduo de preparação para Corpus Christi – nos dias 4-5-6 de junho. O roteiro do tríduo pode ser encontrado nas paróquias; mas também pode ser baixado da internet, no site http://www.arquidiocesedesaopaulo.org.br. O roteiro pode ser impresso e multiplicado à vontade.
 Neste ano, a celebração de Corpus Christi terá duas motivações a mais: recordamos o 70º aniversário do 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, em 1942. Foi um grande evento de fé, que envolveu a cidade inteira e deixou muitos frutos; e estaremos unidos, antecipadamente, ao Congresso Eucarístico Internacional de Dublin/Irlanda, que será celebrado logo a seguir, de 10 a 17 de junho.
 Queridos irmãos e irmãs: nós, católicos, precisamos testemunhar publicamente, com alegria e coragem, a fé que recebemos e que vivemos. A festa de Corpus Christi é uma boa ocasião! Que o Apóstolo São Paulo interceda por nós! Nossa Senhora da Assunção caminhe conosco!
 Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer
e os Bispos Auxiliares de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário