sexta-feira, 22 de junho de 2012

Semear o pensamento político

Caci Amaral*

As eleições vêm aí!
Com certeza você lembra em quem votou nas últimas eleições! Ou não?
Mas, quando foram as últimas eleições?
Ah, sim! Sempre nos anos pares temos eleições.
Em ano de copa acontecem as eleições gerais: elegemos presidente, governador do Estado, senadores, deputados federais e  estaduais.
Agora você se lembra: meu Deus! Em 2010 só chegamos às quartas de final. Que derrota para a Holanda!
Mas e as eleições? Determinam o seu, o meu, o nosso destino.
O destino de nossos filhos, filhas, netos e netas. Alguns ou algumas das ouvintes já lembraram carinhosamente dos bisnetos.
Valeu o esforço de pensar e analisar e discutir e decidir em quem votar?
Seu candidato a presidente da república foi eleito?
E você tem acompanhado as ações da presidenta?
Brasil sem miséria. Minha casa minha vida, juros baixo, crédito barato, isenção de impostos para carros e linha branca. Estímulo ao consumo. Brasil carinhoso. Próuni. Cotas raciais.
Mas, não veio o aumento salarial pedido pelos aposentados, o aumento do salário mínimo exigido pelos trabalhadores. As grandes hidroelétricas que estão sendo construídas no norte do país deslocam  populações locais sem assegurar moradia em lugar próximo.  As obras para a Copa, segundo denúncias dos Comitês Populares que as acompanham também deslocam moradores sem a contra partida exigida pelo respeito ao cidadão, de entrega de  novas moradias em lugares com toda a estrutura assegurada.
E seus candidatos a  deputado estadual ou federal? Ganharam as eleições?
Continuam no partido em que estavam quando foram eleitos? Ou se aproveitaram de brecha na lei e rapidamente mudaram  de partido?
É assim, eu me candidato por um partido pelo qual fica mais fácil ganhar as eleições. Assim que sou eleito troco de partido, geralmente para aquele que me oferece mais vantagens, até mesmo em dinheiro.
Lembre – se, senador, deputado federal, estadual ou vereador que muda de partido assim que eleito, sem que haja motivo muito justo,  por exemplo,  o partido exige que ele vote contra sua consciência,  não merece nosso voto: estes políticos estão traindo os eleitores que confiaram nele, como integrante de um determinado partido.
E na votação do Código Florestal?
Como votou o deputado federal e o partido que você apoia? 
A favor da preservação da natureza e pela punição dos desmatadores?  Ou a favor  dos interesses de ricos e poderosos? Aqueles que, desde sempre, estão preocupados  apenas  com o dinheiro que vão ganhar no curto prazo e não com as consequências de suas ações  para o meio ambiente, o clima, as cidades e os povos.
Mas, estamos em ano par e em ano de Olimpíadas!
Em ano de Olimpíadas acontecem  eleições municipais!
Importantíssimas! Eleições que dizem respeito ao município e a cidade em que vivemos.
Deus habita esta cidade! Na festa de Corpus Christi a Igreja fez belíssima caminhada pelo centro de São Paulo!
E com certeza você se lembra em quem votou para prefeito e para vereador, quatro  anos atrás.
Vamos, papel e lápis na mão: anote quais foram os seus candidatos e os respectivos partidos em que estavam inscritos.
Para as eleições de 2010: ano de Copa, eleições gerais: anote em quem você votou  para presidente, governador, senador ou senadora, deputado ou deputada, federal e estadual.
Para as eleições de 2008: ano de Olimpíadas anote quais foram seus candidatos a  prefeito e para vereador ou vereadora.
Ajude  sua família,  amigos e vizinhos, a comunidade a  pensar desde já na importância das eleições. Provoque  a pesquisa entre eles. Estão satisfeitos com as escolhas feitas? Muito, mais ou menos, muito pouco satisfeitos? Por quê?
Apresente na paróquia a pesquisa e os resultados.  Semeie um  pensamento político! Pois será sempre pela política que iremos construindo o Reino de Deus no aqui e agora do cotidiano da nossa vida e da vida de nossos irmãos e irmãs, fazendo como Cristo nos ensinou  para que todos e todas tenham vida em plenitude.
Ao refletir e orar sobre a parábola do semeador (Mc 4,26–34),  peçamos ao Senhor que ensine a Igreja a semear a semente da boa política: a política realizada  em favor do bem de todos e todas,  principalmente daqueles que mais dependem de políticas públicas capazes de construir  o bem comum e o reino de Deus.

* Coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

Programa exibido na Radio 9 de julho em 15/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário