terça-feira, 27 de novembro de 2012

Bispo Dom Vicente Costa recebeu os políticos da Diocese de Jundiaí


                                                                                                                                  Reinaldo Oliveira

A Cúria Diocesana de Jundiaí, sediou no dia 22 de novembro, das 8h30 às 11h30, o 4º Encontro dos Políticos com o Bispo Dom Vicente Costa. O evento promovido pela Diocese e pela Pastoral Fé e Política, é um importante agente para a troca de informações entre os prefeitos, vereadores, assessores, deputados e outros agentes políticos, e teve como tema “Político para que e para quem?”, inspirado no tema da 5ª Semana Social Brasileira que é: “Estado para que e para quem?”.
Na abertura do Encontro, Dom Vicente Costa saudou a todos e disse que o político é um discípulo missionário de Jesus. “É a voz necessária para construir o consenso moral. A Igreja não quer dominar, impor. Com simplicidade quer contribuir para que o homem público não venha a sucumbir nas resignações e ameaçar a sua vocação política”, disse Dom Vicente.
Em seguida o coordenador diocesano da Pastoral Fé e Política – Claudio Nascimento e a coordenadora da Cáritas Diocesana – Maria Rosangela Moretti, fizeram a exposião do tema. Iniciando, Claudio fez uma reflexão sobre os temas desde a 1ª SSB até a atual – 5ª SSB, que são sobre problemas sociais do País. Em alguns momentos ele provocou, quando cobrou a presença de alguns políticos ausentes, e falou da participação popular: “Os políticos questionam se nós queremos ensinar algo a eles com essa discussão. E respondemos: vocês tiveram a oportunidade de vocês, logo também queremos participar”. Num segundo momento a Maria Rosangela iniciou sua fala fazendo uma comparação com o tema proposto pela 5ª SSB, com o processo político: “Nós recebemos o livrinho com orientações de como fazer o evento. Aí o adaptamos a estrutura que a Diocese possui, ouvindo o público das Pastorais”. E deu a sugestão de que o mesmo ocorra com o poder público, que através de uma linha mestre do eleito – na estrutura existente, ele inclua a participação popular.  
Após rodada de perguntas, respostas e acréscimos sobre o exposto, o Encontro entrou em sua segunda fase, onde foi apresentado dois programas relevantes de formação profissional – Cabreuva do Futuro e Formação do Liceu Emaús, ambos em prática na cidade de Cabreuva.
Participaram do evento prefeitos e vereadores da atual legislatura e eleitos para a gestão 2013, das cidades de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Cabreuva, Cajamar, Santana do Parnaíba, Itu e Salto. Alguns por compromissos em São Paulo e Brasília/DF, enviaram representantes. Também presente líderes e agentes de Pastorais.
No final Dom Vicente agradeceu a presença de todos, desejou bom início de governo aos eleitos e comunicou as datas do 5º e 6º encontros a realizar-se em maio e novembro de 2013.      

Nenhum comentário:

Postar um comentário