quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Feira da Agricultura Limpa - Zona Leste


Feira da Agricultura Limpa, na zona leste da cidade, tem novo endereço
A partir do próximo sábado a feira passa a acontecer aos sábados, das 7 às 12h no Parque do Carmo. A comercialização de produtos sem defensivos químicos, incentiva a sustentabilidade de pequenos agricultores, e garante alimento saudável a preço justo.
 
A feira da Agricultura Limpa da Zona Leste tem novo endereço a partir de sábado, 10/11. O novo local é o Parque do Carmo, na Av. Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera. O horário de comercialização é das 7 às 12h. 
Criada há um ano pela Secretaria de Coordenação de Subprefeituras, através da Supervisão Geral de Abastecimento (Abast), em parceria com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, a 2° Feira da Agricultura Limpa acontecia na R. Mariado Val Penteado, em São Mateus. 
Todos os produtos comercializados não possuem defensivos químicos agressivos, e são produzidos na cidade de São Paulo. Outro parque da cidade na zona sul, o Burle Marx, também possui uma feira onde é possível comprar alimentos e produtos produzidos da mesma forma.
A feira terá cinco barracas, de produtores locais e da Associação de Produtores Orgânicos da Zona Leste. Os consumidores poderão encontrar produtos, como Abobora; Abobrinha; Berinjela; Beterraba; Cenoura; Chuchu; Couve-Flor; Jiló; Mandioquinha;Pimentão; Rabanete; Tomate; Acelga; Alface; Almeirão; Brócolis; Couve;Escarola; Espinafre; Alho; Cebola; Alho Poro; Batata; Batata-doce; Mandioca;Cebolinha; Coentro; Louro; Salsinha. Frutas também poderão ser encontradas.Haverá comercialização de Banana; Goiaba; Laranja; Limão; Manga; Morango;Tangerina. Mudas de plantas medicinais e ervas como Balsamo; Capim-santo;Hortelã e Poejo também serão vendidas na feira. 
A ação dá oportunidade para os agricultores locais comercializarem seus produtos diretamente aos consumidores, evitando assim o superfaturamento dos produtos cultivados pelos próprios agricultores. Com essa dinâmica, a Feira da Agricultura Limpa incentiva os pequenos produtores locais, comercializando os produtos com valores justos. O cultivo dos produtos é acompanhado por técnicos do Programa Agricultura Limpo, ligado ao Departamento de Agricultura e Abastecimento da Supervisão (Abast).
 
Programa Agricultura Limpa
O Programa Agricultura Limpa foi criado em 2010 para incentivar a produção agrícola no município de São Paulo e orientar a conversão da agricultura convencional em agricultura orgânica, sem utilização de agrotóxicos ou produtos químicos. Ainda no mês de setembro do mesmo ano, foi criado através de decreto municipal, o Protocolo de Boas Práticas Agrícolas, documento construído em parceria com o Governo do Estado, que dispõe de regras para produção sem geração de danos ao meio ambiente.
Atualmente a Supervisão de Abastecimento possui um cadastro com mais de 400 produtores agrícolas na cidade. Na Zona Sul, muitos deles já possuem a certificação de produtores orgânicos, emitida pelo Ministério da Agricultura.
 
Casas Da Agricultura
Para realizar o trabalho de assistência aos produtores existem as Casas de Agricultura Ecológica – CAE. Instaladas próximo às áreas produtivas da cidade, possuem técnicos especializados para orientar os agricultores sobre práticas e técnicas de cultivo, desenvolvimento dos sistemas agrícolas e comercialização da produção.
Além da prestação de serviço nas unidades das Zonas Sul, Leste e Norte, os profissionais das Casas de Agricultura realizam também visitas individuais nas propriedades, para identificação de pragas e doenças, análise do solo,identificação de problemas nutricionais e correção da adubação e recuperação da mata ciliar.
 
SERVIÇO
FEIRA DA AGRICULTURA LIMPA DA ZONA LESTE
Data: a partir de 10.11.12 Sábado
Horário: 7 às 12h
Local: Parque do Carmo - Av.Afonso de Sampaio e Souza, 951, Itaquera

Nenhum comentário:

Postar um comentário