terça-feira, 23 de outubro de 2012

RÁDIO DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO COMPLETA 13 ANOS COM AÇÃO SOCIAL


No próximo dia 27 de outubro, a Rádio 9 de julho AM 1600 kHz comemora seu 13º aniversário.
Como parte das comemorações, a emissora organizou uma ação social prevista para acontecer das 10h às 18h, no estacionamento do Mosteiro da Luz, ao lado da Estação Tiradentes do Metrô. Serão oferecidos gratuitamente ao público serviços nas áreas de saúde, cidadania, lazer e cultura, além da presença das Pastorais Arquidiocesanas.   

Às 16h será celebrada uma missa campal, presidida pelo bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, dom Júlio Akamine, com a presença de padres comunicadores.  


Serviço:
GRATUITO
Evento : 13º Aniversário da Rádio 9 de Julho 
Data: 27/10/12
Horário: das 10h às 18h
Local : Mosteiro da Luz-  Av. Tiradentes, 676  Luz 

MAIS INFORMAÇÕES:
RÁDIO 9 DE JULHO
CLEIDE BARBOSA
Tel: (11) 3932-3393   Cel: 98652-3626 

JUCELENE ROCHA

Sobre a Ação Social
No dia 27 de outubro, a Rádio 9 de Julho realiza pela primeira vez uma ação social, para celebrar os 13 anos da emissora que traz em sua identidade a defesa dos direitos humanos, a promoção da cidadania e a evangelização. O evento acontecerá no estacionamento do Mosteiro da Luz – Avenida Tiradentes, 676, no bairro da Luz. Durante todo o dia serão proporcionadas atividades gratuitas para todas as idades através de parcerias com diversas entidades:   
- Pastorais da Arquidiocese de São Paulo: como organismos da ação da Igreja no mundo, estarão presentes neste evento. O público poderá conhecer as Pastorais do Menor, da Família, da Juventude, entre outras.
 - Povo da Rua: A Casa de Oração do Povo da Rua, local de convivência para pessoas em situação de rua do centro da cidade, vai expor trabalhos de xilogravura e serigrafia  produzidos pelos alunos nas oficinas artísticas realizadas pela Ação Educativa Extramuros, projeto desenvolvido pelo Programa de Inclusão Sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca. 
 - Pastoral da Família: Serão oferecidas para as crianças e jovens atividades com oficina de brinquedos, oficina de xadrez, mágico e diversas brincadeiras.
 - Pastoral do Menor: Trará Conselheiros Tutelares responsáveis por fazer valer os direitos das crianças e dos adolescentes de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A Pastoral atua na promoção da vida da criança e do adolescente empobrecido e em situação de risco.
 - Conselho Indigenista Missionário (CIMI): Presença de representantes das comunidades Pankararú de Osasco e Fulniô de São Paulo.  De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e a Pastoral Indigenista de São Paulo, a população indígena vivendo na Grande São Paulo ultrapassa 20 mil pessoas, distribuídas em mais de 15 municípios.
- Missão Paz: Formada pelo Centro de Estudos Migratórios, Casa do Migrante,  Centro  Pastoral dos Migrantes e paróquias, sob o carisma de acolher, integrar e  celebrar  a  vida  dos  imigrantes e refugiados. Em 2011, a entidade atendeu mais de 37 mil migrantes de 22 denominações religiosas. 
 
- CEAT - O Centro de Atendimento: conta com 12 Unidades de Atendimento ao Trabalhador, distribuídas na cidade de São Paulo.  Durante todo o dia, o CEAT oferecerá orientação ao público na área de qualificação social e profissional, cur­sos que favorecem a inserção dos participantes no mercado de trabalho e ainda Ha­bilitação de Seguro Desemprego, Emissão de Carteira de Trabalho e encaminhamento dos jovens em busca do seu primeiro emprego. 
 
-  A Empresa Arcos Dourados fará a contratação imediata de jovens para trabalhar na rede de lanchonetes (McDonald´s). O perfil dos candidatos incluem os seguintes critérios:  ter  a  partir de 16 anos, menores de idade devem estar cursando ou ter concluído o ensino médio, maiores de idade devem estar cursando a partir do ensino fundamental; levar RG e CPF
 
- Em parceira com a Cruz Vermelha, o CEAT ainda vai oferecer exames preventivos de saúde como aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar.  Desde a sua fundação, em 1912, a Cruz Vermelha Brasileira- Filial do Estado de São Paulo atua em benefício das pessoas acometidas por desastres e na capacitação em primeiros socorros e saúde comunitária.
 
Hospital São Camilo: A Rede São Camilo de Hospitais tradicionalmente conhecida pela qualidade no atendimento e assistência humanizada é um dos parceiros da Rádio 9 de Julho nesta ação social.  Serão realizados exames preventivos como pressão e glicemia. 
 
 
Sobre a Rádio 9 de Julho : 
A Rádio 9 de Julho nasceu em 1953 com autorização temporária para preparar e comemorar o 4º Centenário de fundação da cidade de São Paulo em 1954. Quando terminaram os festejos do 4º Centenário de São Paulo, o presidente da República em exercício, Café Filho, ofereceu a Emissora à Arquidiocese de São Paulo. Inaugurada em 1956 como emissora da Fundação Metropolitana Paulista, ligada à Arquidiocese de São Paulo, a Rádio funcionou até 1973, quando sua concessão foi declarada perempta pela Ditadura Militar.

Assim que os transmissores da Rádio foram lacrados, Dom Paulo Evaristo Arns iniciou o longo processo para reavê-la. Em 1996, 23 anos depois, o Presidente Fernando Henrique Cardoso devolveu a emissora à Arquidiocese, acentuando que não estava fazendo um favor à Igreja de São Paulo, mas reparando uma injustiça.

A solenidade oficial de reinauguração da Rádio aconteceu no dia 23 de outubro de 1999 com uma grande celebração histórica no Mosteiro da Luz que reuniu autoridades eclesiásticas e civis.

Hoje, a Rádio 9 de Julho soma-se aos demais meios de comunicação da Igreja com uma programação em que se equilibram o anúncio do Evangelho, a formação, a informação e o entretenimento; ocupando o 5º lugar nos índices de audiência, segundo pesquisa do IBOPE  de outubro de 2012.

Fonte: Fórum das Pastorais Sociais da Arquidiocese de São Paulo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário