quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Lançamento da 2a. Carta Pastoral “Senhor, aumentai a nossa fé!


Para animar a Arquidiocese de São Paulo e auxiliá-la na vivência do Ano da Fé, o cardeal dom Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano, lançará oficialmente no dia 4 de novembro, na Catedral da Sé, a sua 2º Carta Pastoral. Segundo o cônego Walter Caldeira, cura da Catedral da Sé, a carta pastoral é um instrumento de comunicação do bispo com toda a Igreja Particular que está sob a responsabilidade dele. Trata-se de um documento oficial, ligado ao múnus de pastor do bispo, que define concretamente as linhas pastorais que a diocese deverá seguir, garantindo sua disciplina comum e sua unidade.
A Carta “Senhor, aumentai a nossa fé!”, traça diretrizes para como cada fiel, e a arquidiocese, podem por em prática o Ano da Fé no dia-a-dia. De acordo com o arcebispo “O Ano da Fé é, pois, um ‘tempo favorável’ para renovar o conhecimento e apreço pela fé que recebemos, e para a professarmos com firmeza e alegria. Desejo, com esta Carta Pastoral, oferecer a todos os filhos e filhas da amada Arquidiocese de São Paulo uma reflexão motivadora e, ao mesmo tempo, as necessárias orientações para a vivência do Ano da Fé em nossa Comunidade Eclesial Metropolitana, colocada sob o patrocínio
do Apóstolo São Paulo, grande missionário, mestre e testemunha da fé!”.
O arcebispo destaca que juntamente com a vivência do Ano da Fé a arquidiocese iniciará, em 2013, o quadriênio do 11º Plano de Pastoral que tem como tema: “Testemunhas de Jesus Cristo na cidade de São Paulo”. O Plano de Pastoral traz uma linha de evangelização, dividida ao longo dos quatro anos, que se desenvolve sobre o prisma da fé.
Ao final da 2º Carta Pastoral, “Senhor, aumentai a nossa fé!”, o cardeal faz um convite para que “todos vivam este Ano da Fé como um ‘ano da graça de Deus’ para suas vidas. Pelo dom da fé, temos acesso ao mais importante em nossas vidas: a comunhão e a familiaridade com Deus, que preenche de sentido a vida!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário