A Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo foi solicitada por várias entidades para colaborar na preparação para o voto consciente.
A Formação Política para jovens missionários da Aliança de Misericórdia aconteceu de 18 a 20 de setembro de 2012. Nas três manhãs de formação cerca de 120 jovens refletiram sobre a relação entre a fé cristã e a política, o conceito de Política com P maiúsculo conforme entendimento da Igreja e da
pastoral, a consciência da ação coletiva e organizada e de que todos fazemos política, exemplos práticos do que acontece quando a
política não é a política com P maiúsculo, a mística que
sustenta a ação na política, a Palavra de Deus e a participação na política, os princípios da Doutrina Social da Igreja, o Concílio Vaticano II: Lumen gentium e Gaudium et Spes, a Campanha da Fraternidade de 1996 Fraternidade e Política.
Tratou-se também do Sistema econômico, político, social cultural
mergulhado no capitalismo e na globalização e o histórico brasileiro de colonização, escravidão e perversa distribuição de riquezas e os caminhos políticos atuais e a lei de acesso à
informação.
Tratou-se dos conceitos de Nação / Estado
/ Governo, a Constituição Federal de 88 – todo poder emana do povo, a Democracia
representativa, direta e participativa.
Avanços da cidadania e parceria com a Igreja nas leis 9840/1999 - Lei dos bispos e Lei da
Ficha Limpa.
Finalizou-se com a responsabilidade cristã de votar bem e as orientações da Arquidiocese de São Paulo e prosseguir nos estudos e na atuação política.
As TVs católicas empenharam-se em oferecer instrumentos de preparo para o Voto Consciente e a Pastoral Fé e Política participou do Programa A Arte da Vida que é veiculado na TV Século 21 em parceria com a Aliança da misericórdia.
Na próxima quarta 03/10/12 no Programa Bem-vindo Romeiro da TV Aparecida as 10:15h o Programa será dedicado ao preparo às eleições com participação da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.
A Pastoral agradece a todos esses espaços dedicados ao Voto Consciente do Cristão e pedimos ao Senhor da messe que nosso compromisso permaneça no acompanhamento dos mandatos e na participação cidadã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário