A cidade de Curitiba/PR sediou de 25 a 27 de maio, o Seminário
Nacional de Fé e Política com a temática Organizado
pela Escola de Fé e Política da Diocese de Guarapuava (PR), em parceria com o
Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP), Conselho Nacional
do Laicato do Brasil (CNLB), Movimento Nacional de Fé e Política, Rede Jubileu
Sul Brasil, Comissão de Justiça e Paz da CNBB e Centro de Pesquisa e Apoio aos
Trabalhadores (CEPAT), o evento teve assessoria do filósofo e teólogo
argentino Enrique Dussel.
Ele é um dos maiores historiadores da Igreja na
América Latina, autor de livros de teologia e filosofia, além de publicações
sobre história da Igreja. Exilado durante a ditadura argentina,
atualmente vive no México, de onde segue contribuindo com o pensamento filosófico
e teológico latino americano. Durante os
três dias, os participantes antes do encontro leram as 20 Teses de Política, da
autoria de Dussel, tiveram oportunidade
de enriquecer seus conhecimentos com as colocações desse grande pensador.
A
proposta de repensar a Política a partir da historia latino americana, trazendo
ao centro a filosofia e teologia dos pensadores latinos, permitiu não somente
aos participantes adquirirem novos conhecimentos, mas com muito maior
profundidade, repensar misticamente a caminhada da Teologia e da Filosofia da
Libertação, de todos os que buscam a realização do projeto salvífico dos que se
encontram em situação de opressão. Tendo como fundamento o Evangelho de Mateus
25 e com um clamor de renovação da esperança, de não se deixar abater pelas
derrotas aparentes, Dussel insiste no convite de envolvimento, de construção de
uma democracia participativa conjuntamente com a democracia representativa, de
acreditar naquilo que ainda não se concretizou, mas é possível, a partir da interação
dos diversos campos, que representam o ser humano, físico, psíquico, cognitivo,
social, político etc.
Segundo
Dussel na proposta de Jesus Cristo, a concretização do ser humano em sua
plenitude ocorrerá quando o pobre também crescer e for reconhecido em sua
dignidade. Quando o pobre cresce e a pobreza diminui, o Estado também evolui e
se fortalece, e assim realiza-se o Reino de Deus.
Para integração de Fé e
Política, Dussel propõe seis princípios
éticos:
- Princípio da Afirmação da Vida do Ser Humano (Homem/Mulher), saindo do abstrato para a prática;
- Princípio da validade, este princípio formal de que toda ação deve ter uma resposta afirmativa daqueles a quem se dirige;
- Princípio da factibilidade, aquilo que se propõem é realizável;
- Princípio da Afirmação das vítimas do Sistema – todo sistema independentemente de ideologia produz vítimas, erra-se mesmo tentando acertar;
- Princípio da Participação da vítima na decisão – pensar ações em favor das vítimas, a partir de suas escutas e
- Princípio da Libertação do Pobre, dentro da factibilidade, o pobre necessita ser liberto, integrado ao todo.
A estes princípios também se integram a
responsabilidade por aqueles que ainda não existem, pois um dia habitarão essa
terra, e serão sujeitos de direitos. De acordo com o presidente do Conselho
Nacional do Laicato do Brasil, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, Dussel
mostrou uma nova forma de ver a política na América Latina mostrando um novo
paradigma e a Comissão de Fé e Política, diante do exposto, fará reunião para alguns
encaminhamentos.
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