quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fé e Política na América Latina de Hoje foi tema do Seminário Nacional de Fé e Política

Reinaldo Oliveira / Dolaine Coimbra

A cidade de Curitiba/PR sediou de 25 a 27 de maio, o Seminário Nacional de Fé e Política com a temática Organizado pela Escola de Fé e Política da Diocese de Guarapuava (PR), em parceria com o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Câmara” (CEFEP), Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB), Movimento Nacional de Fé e Política, Rede Jubileu Sul Brasil, Comissão de Justiça e Paz da CNBB e Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores (CEPAT), o evento teve assessoria do filósofo e teólogo argentino Enrique Dussel
Ele é um dos maiores historiadores da Igreja na América Latina, autor de livros de teologia e filosofia, além de publicações sobre história da Igreja.  Exilado durante a ditadura argentina, atualmente vive no México, de onde segue contribuindo com o pensamento filosófico e teológico latino americano. Durante os três dias, os participantes antes do encontro leram as 20 Teses de Política, da autoria de Dussel, tiveram  oportunidade de enriquecer seus conhecimentos com as colocações desse grande pensador.
A proposta de repensar a Política a partir da historia latino americana, trazendo ao centro a filosofia e teologia dos pensadores latinos, permitiu não somente aos participantes adquirirem novos conhecimentos, mas com muito maior profundidade, repensar misticamente a caminhada da Teologia e da Filosofia da Libertação, de todos os que buscam a realização do projeto salvífico dos que se encontram em situação de opressão. Tendo como fundamento o Evangelho de Mateus 25 e com um clamor de renovação da esperança, de não se deixar abater pelas derrotas aparentes, Dussel insiste no convite de envolvimento, de construção de uma democracia participativa conjuntamente com a democracia representativa, de acreditar naquilo que ainda não se concretizou, mas é possível, a partir da interação dos diversos campos, que representam o ser humano, físico, psíquico, cognitivo, social, político etc.  
Segundo Dussel na proposta de Jesus Cristo, a concretização do ser humano em sua plenitude ocorrerá quando o pobre também crescer e for reconhecido em sua dignidade. Quando o pobre cresce e a pobreza diminui, o Estado também evolui e se fortalece, e assim realiza-se o Reino de Deus.
Para integração de Fé e Política,  Dussel propõe seis princípios éticos:
  1. Princípio da Afirmação da Vida do Ser Humano (Homem/Mulher), saindo do abstrato para a prática;
  2. Princípio da validade, este princípio formal de que toda ação deve ter uma resposta afirmativa daqueles a quem se dirige;
  3. Princípio da factibilidade, aquilo que se propõem é realizável;
  4. Princípio da Afirmação das vítimas do Sistema – todo sistema independentemente de ideologia produz vítimas, erra-se mesmo tentando acertar;
  5. Princípio da Participação da vítima na decisão – pensar ações em favor das vítimas, a partir de suas escutas e
  6. Princípio da Libertação do Pobre, dentro da factibilidade, o pobre necessita ser liberto, integrado ao todo.
A estes princípios também se integram a responsabilidade por aqueles que ainda não existem, pois um dia habitarão essa terra, e serão sujeitos de direitos. De acordo com o presidente do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, Dussel mostrou uma nova forma de ver a política na América Latina mostrando um novo paradigma e a Comissão de Fé e Política, diante do exposto, fará reunião para alguns encaminhamentos.


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