sexta-feira, 11 de maio de 2012

Assembleia do CLASP - Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo

De acordo com o Estatuto do CONSELHO DE LEIGOS DA ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO, leigos e leigas representantes das organizações eclesiais e sociais compareceram no último dia 05 de maio de 2012, sábado, no Centro de Pastoral São José do Belém, para a Assembleia Geral Ordinária do CLASP – Conselho de Leigos da Arquidiocese de São Paulo.

OBJETIVO GERAL: Resgatar e continuar o processo iniciado no I Congresso de Leigos da Arquidiocese de São Paulo dando continuidade aos projetos das Oficinas Arquidiocesanas em sintonia com a 5ª. Semana Social Brasileira “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver – Estado para que e para quem?”.

Sendo esta assembleia ordinária de formação e articulação participaram os leigos representantes das seguintes organizações de âmbito arquidiocesano:

•Delegados(as) das Oficinas Arquidiocesanas do I Congresso de Leigos
•Pastorais e Organismos Eclesiais
•CEBs – Comunidades Eclesiais de Base
•Movimentos Internacionais de Espiritualidade
•Novas Comunidades
•Grupos de Profissionais
•Conselho de Leigos das Regiões Episcopais
•Grupos de Articulação de Leigos das Regiões Episcopais e Setores Pastorais

Após ter apresentado todos os presentes conforme suas representações (Conselhos de Leigos das Regiões, Pastorais, Movimentos, etc.), o presidente do CLASP, Edson Silva, que também presidiu a Assembléia, teceu comentários sobre o Concílio Vaticano II, apresentando através de alguns documentos do Concílio, informações que apontam para a importancia da participação ativa dos Leigos dentro da Igreja.

Após este momento, foi refletido o tema da 5a. Semana Social Brasileira “Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver – Estado para que e para quem?”. com a assessoria de Rosilene Wansetto da Rede Jubileu Brasil. Foi apresentado o histórico das Semanas Sociais, os frutos gerados a partir das mesmas e a importancia para a nossa realidade atual.

Na sequencia, aconteceu a participação do Cardeal Dom Odilo Scherer na qual chama a atenção dos Leigos e Leigas para a urgência e prioridade de 04 (quatro) pontos importantes. São eles:

•A 5a. Semana Social Brasileira – Será reaizada no ano que vem, mas já ocupa a pauta da atuação de todos em formação e atividades para a realização da mesma.
•Abaixo-assinado Apoio Projeto lei Compl. 141/2012 - Destinação 10% orçamento anual para saude – O Cardeal pede para que tentemos recolher o máximo de assinaturas possíveis, uma vez que essa Lei de Iniciativa Popular poderá ser, em consonancia com a CF 2012, um marco importantissimo para a Saúde Pública no Brasil.
•Eleições Municipais – A mensagem dos bispos é para que o povo se interesse pela participação política, procure conhecer bem os candidatos. Fiquem atentos à aplicação da lei 9.840, contra a corrupção eleitoral, o abuso do poder econômico e a compra de votos. Assim como a Lei da Ficha Limpa. Pede também para que o Clero não tome posição partidária, pois isso cria divisões. Não escolhendo partidos e nem candidatos. Mas ajude a comunidade a discernir sobre cada um. E possa escolher aqueles sintonizados com as nossas convicções - de justiça social, atendimento das necessidades da população carente, justiça econômica, promoção do desenvolvimento, respeito à dignidade da pessoa e moralidade pública. Temos que ficar muito atentos às visitas sutis de candidatos que aparecem nas Comunidades exclusivamente nos momentos em que se aproximam as Eleições, participando inclusive das Liturgias durante as missas. Não basta o Candidato ser Católico para que possamos escolhe-lo para nos representar. Precisamos ver o histórico desse candidato, qual a atuação dele frente as Camaras, quais projetos que realizou em favor da Região, etc.

Logo após a essa reflexão foi feito o relato dos trabalhos realizados a partir das oficinas do I Congresso de Leigos por diversos representantes das Oficinas. O que deixou a todos bastantes esperançosos, uma vez que as atividades propostas no Congresso estão sendo concluídas ou em andamento avançado. Como exemplo, temos a formação dos Conselhos de Leigos das regiões Lapa, Santana e Brasilandia, a formação e apoio aos candidatos a Conselheiros Tutelares na eleição do ano passado e a estruturação de Pastorais Fé e Política nas Paróquias, setores e regiões.

E assim, feita a oração de envio foi encerrada a Assembléia.

São Paulo, 05 de Maio de 2012

CLERB – Conselho de Leigos da Região Belém

Cida                                               Mônica Lopes
Presidente                                      Vice-Presidente

Nenhum comentário:

Postar um comentário