sexta-feira, 25 de maio de 2012

Carta de D. Milton - conselheiros tutelares

Para conhecimento e divulgação nas paróquias.
Apoiadores e amigos dos Conselhos Tutelares poderão ser convidados paa a reunião do dia 30/05 com Dom Milton e os Conselheiros Tutelares (Início da reunião: 9h00).
NÃO BASTA ELEGER...!!!
Em 2010, na Arquidiocese de São Paulo, foi realizado o 1º Congresso de Leigos. Das muitas iniciativas que surgiram realizou-se, em 2011, um grande esforço, nas paróquias, comunidades e organismos, para o envolvimento e a participação da eleição dos Conselheiros Tutelares, para os quarenta e quatro Conselhos da Cidade de São Paulo, que ocorreu aos dezesseis de outubro de dois mil e onze.
Numa demonstração de grande sensibilidade pela causa das crianças e adolescentes, que muitas vezes são vítimas de violência, maus tratos e abusos; os cristãos, leigos e leigas, da Igreja Católica da Arquidiocese de São Paulo, conscientes da importância da sua vocação de ser “fermento”, “sal” e “luz” no mundo, na defesa da justiça e na promoção da paz; elegem vinte e nove Conselheiros Tutelares, das duzentas e vinte vagas na Cidade de São Paulo, sendo quatorze deles na Região Metropolitana.
Nos encontros ocorridos, com os Conselheiros, neste primeiro semestre de atuação, vamos nos dando conta que se trata de uma tarefa difícil e exigente. Difícil em razão da falta de políticas públicas no atendimento a criança e o adolescente: ausência de vagas em creches; falta de profissionais na área da saúde para atendimento imediato; a drogadição; a prostituição... A fragilidade para o enfrentamento desta realidade vem de encontro à precariedade das estruturas de muitos Conselhos Tutelares; seja pela falta de funcionários administrativos, pela extensão da área de atendimento, falta de equipamentos como computadores e Internet e, ainda, a omissão de órgãos responsáveis que deveriam garantir a ação dos Conselheiros no Município.
Embora para muitos dos Conselheiros Tutelares eleitos a presença e apoio da Igreja tenham sido fundamentais, ainda sentem a ausência e distância de suas comunidades como, também, a falta de apoio das comunidades com a exceção, de um ou outro Conselho.
Não são poucas as situações que, hoje, causam-nos perplexidade, como foi o caso ocorrido há poucas semanas, em que o Conselheiro, Jackson Douglas de Castro, do Conselho Tutelar da Sé foi algemado por policiais militares, por tentar impedir que algemassem duas crianças, uma de 10 anos e outra de 12 anos, acusadas de furto num estabelecimento comercial. Tal ação infringiu os artigos 17 e 18 do Estatuto da Criança e do Adolescente que garantem a integridade física, psíquica e moral das crianças além de proibir que elas sejam colocadas em situação desumana, aterrorizante ou vexatória.
À nossa perplexidade une-se, também, a indignação, diante daqueles e daquelas que, deveriam ser os primeiros a defender a integridade das pessoas, mas que na atuação usam práticas arbitrárias.
Muitos conselheiros, hoje, sentem-se sós diante da difícil tarefa que assumiram. Daí a importância de manifestarmos-lhes nossa solidariedade e oferecermos-lhes nosso apoio.
A Equipe de Articulação em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente convida todos os Conselheiros Tutelares do Município de São Paulo, ligados às comunidades católicas da Arquidiocese, para participar de uma Roda de Conversa no próximo dia 30 de maio, na Mitra Arquidiocesana de São Paulo, para poderem neste espaço de diálogo e comunhão solidária, partilharem suas apreensões e encontrarem respostas às suas indagações.
Diante de tantos desafios e da perplexidade que os fatos relatados despertam entre aqueles que se devotam à causa dos “mais pequeninos”, é preciso convencer-nos de que não bastou eleger os Conselheiros Tutelares, mas cabe agora apoia-los, acompanha-los, e, acima de tudo, anima-los, para que possam ser na sociedade amparo e proteção para crianças e adolescentes, vítimas de um modelo social e econômico que fica indiferente diante da vida e da dignidade das pessoas.
Dom Milton Kenan Júnior


Bispo Auxiliar da Região Brasilandia

Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário