segunda-feira, 16 de julho de 2012

Fraternidade aos encarcerados


Filipe Thomaz*

O sistema prisional tem por objetivo punir os criminosos, e essa punição precisa ter o caráter de possibilitar a posterior reintegração do detento à sociedade. Infelizmente, no Brasil, as prisões têm problemas graves. Muitos estão presos quando não deveriam estar, além disso, frequentemente, os presidiários sofrem tratamentos desumanos, o que ao invés de educá-los, pode torná-los ainda mais violentos. Acessando o endereço http://pastoralfp.blogspot.com.br/2012/06/avaliacao-do-respeito-aos-direitos.html pode-se ter uma idéia da gravidade do problema.
A Igreja, incluindo todos nós, não pode se conformar com isso, portanto, promoveu, em 1997, a Campanha da Fraternidade com o tema "A Fraternidade e os Encarcerados" e o lema "Cristo liberta de todas as prisões", em 2009, o tema foi "Fraternidade e a Saúde Pública" e o lema "A Paz é fruto da Justiça". São dois assuntos intimamente relacionados com o problema dos encarcerados.
É preciso denunciar as injustiças e criar estruturas que promovam a dignidade de todos, sem excluir ninguém. Da mesma forma que Jesus Cristo não excluía absolutamente ninguém, nós, como cristãos verdadeiros precisamos defender a vida em qualquer situação, sem exceções.

*Membro da Pastoral Fé e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário