sexta-feira, 13 de julho de 2012

Democracia e Plutocracia


Caci Amaral*

A eleição vem aí!
Hoje festejamos São Pedro e já estamos a 90 dias da realização das eleições municipais quando escolheremos o prefeito ou a prefeita e vereadores e vereadoras.
Já foram noticiados resultados das convenções partidárias e os nomes dos candidatos e candidatas  serão encaminhados aos cartórios eleitorais, para o registro oficial, até 05 de julho.
Em seguida, a Justiça  Eleitoral, antes de fornecer o registro definitivo fará, entre outras, três verificações:
·        Os partidos e candidatos apresentaram as contas de campanha referentes às eleições de 2010?
·        O número total  de candidatos apresentado pelo  partido ou coligação respeita a lei da cota de gênero, isto é, pelo menos 30% de mulheres para 70% de homens?
·        Os candidatos estão incluídos em artigos da lei da ficha limpa e com isso considerados  inelegíveis, isto é, não poderão concorrer às eleições?
Serão milhares de candidatos no Estado de São Paulo e toda esta verificação deverá estar pronta  até 10 de julho, quando começa oficialmente a campanha eleitoral.
A palavra Democracia significa governo do povo.
Eleições secretas e livres, isto é, sem que os eleitores sejam pressionados a revelar seu candidato e sem que sejam  forçados a escolher candidatos  indicados pelos poderosos, já indicam um país onde vale a democracia.
Você se sente ameaçado ou pressionado para votar em determinado candidato? Denuncie ao Ministério Público.
Você é funcionário da prefeitura  e se vê pressionado a participar de reuniões a favor de candidatos do prefeito? A fazer propaganda para este candidato? Denuncie. Denuncie. Denuncie ao Ministério Público.
Democracia é um processo em construção e exige muito mais que eleições periódicas, secretas, livres e igualitárias.
Hoje, no Brasil,  o Poder Executivo, o Poder Legislativo e o Poder Judiciário,  nos municípios, nos Estados e na União, em muitas de suas ações,  favorecem os ricos e não atendem às necessidades do povo.
Na cidade de São Paulo, vemos facilmente as consequências de sucessivos governos voltados para os ricos: basta consultar os indicadores de desenvolvimento apresentados no site da Rede Nossa São Paulo: www.nossasaopaulo.com.br
Hoje, a ação política de partidos e governos  está  longe do governo democrático,  do povo para o povo e muito mais próximo  de uma plutocracia, isto é, o governo dos ricos, para os ricos.
Por isso, muita atenção ao votar: conheça a história do partido e dos candidatos ou candidatas e sempre se pergunte: o que já fizeram em beneficio da imensa maioria da população  que tem como maior riqueza e garantia de sobrevivência sua capacidade de trabalho?
Temos certeza de que não é fácil escolher em quem votar.
Há partidos, candidatos e coligações partidárias que atendem a interesses nacionais dos partidos e não às necessidades  da cidade, tudo isso envolto em denúncias de corrupção.  
Há candidatos  e partidos que já  demonstraram, pela história de vida e pela  atuação no bairro ou em entidades, que estão dispostos a se colocar a serviço de  todos e todas, especialmente dos mais necessitados.
Conhecer e discutir a atuação dos partidos políticos na história recente da cidade de São Paulo e no país ajudará a entender que este momento eleitoral é importante e precisa ser vivido com consciência.
Também, ajudará a entender  que não podemos deixar os políticos que elegemos  governarem sem a contínua  pressão e  participação da sociedade.
Não basta eleger! A construção da verdadeira democracia exige pressão constante dos  grupos organizados da sociedade sobre  vereadores  e prefeito.   Assuma um compromisso com a vida política da cidade. 
Prepare – se para votar bem.
Que o exemplo de vida de São Pedro  e São Paulo nos inspire e fortaleça para agir na vida política da cidade como discípulos e missionários de Jesus Cristo, construindo  vida plena para todos e todas.

* Coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo
Programa apresentado na Rádio 9 de julho em 29/06/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário