sexta-feira, 20 de julho de 2012

Voto não tem preço, tem consequências

Caci Amaral*


A eleição vem aí!
Já estão registrados no Tribunal Regional Eleitoral 1192 candidatos apresentados por partidos e coligações para disputar as 55 vagas de vereador  de que dispõe  a  Câmara Municipal de São Paulo.
Você já escolheu seu  candidato (a)? Sabe a qual partido ou coligação ele(a) pertence?
Notícia do site da UOL relata  que determinado candidato,  pastor evangélico,  declara que  visitará 400 templos. Pretende, em cada um deles, conseguir pelo menos 160 votos. Sua meta são 64.000 votos, o que poderia colocar este pastor  entre os eleitos para a Câmara de Vereadores. Outros pastores já se posicionaram: vão também pedir  votos durante o culto religioso, o que não é proibido pela legislação eleitoral.
Mas, alguns se  declaram contra essa posição: consideram que a decisão da igreja em apoiar um único candidato ocasiona mal estar, divisão e rupturas entre os membros da igreja.
Essa tensão também perpassa as comunidades católicas, apesar de ser muito clara a orientação da Igreja: 
·        Padres e comunidades  não devem fazer propaganda a favor ou contra  este ou aquele candidato;
·        Padres e comunidades devem criar diferentes oportunidades e momentos para  fortalecer  a consciência cidadã e a importância do processo eleitoral, de modo que cada  fiel possa escolher, de forma criteriosa e pessoal,  seu  candidato.  
·        Os momentos de celebração e de oração, isto é, os momentos propriamente litúrgicos da comunidade devem acolher as preocupações com a vida da comunidade e da cidade e não podem ser usados para propaganda política.
A reflexão e a divulgação da importância das eleições para a qualidade de vida na cidade devem, desde já, ganhar relevância na programação das atividades da paróquia.
Com o objetivo de ajudar na compreensão do  momento político das eleições municipais o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz, o Centro Nacional de Fé e política Dom Helder Câmara e as Pastorais Sociais lançaram a  cartilha: Eleições municipais 2012: Cidadania para a democracia.  
A Pastoral Fé e Política sugere às comunidades comprar algumas dezenas destas cartilhas e, durante os meses de agosto e setembro, estimular a leitura individual e discussões em família, em grupos, nas pastorais e movimentos, a partir dos temas apresentados.
Em linguagem simples os temas estão agrupados segundo o método Ver, Julgar e Agir.
Olhando a realidade do Brasil: nacional e local, isto é, nos municípios, a cartilha   discorre sobre: A Crise do Estado, A crise da democracia e a necessidade de  Um novo Estado, uma nova democracia.
O desenvolvimento dos temas permite ao leitor, e ao eleitor, distinguir o que é governo e o que é Estado. Permite entender a importância da participação da sociedade na elaboração de planos de Estado, isto é,  de políticas públicas assumidas em conjunto, sociedade e  governo,  e que não dependam, para sua execução e continuidade,  dos governantes do momento.
No Julgar, a cartilha ilumina  a realidade política à luz do Evangelho e   dos documentos da Igreja, lembrando que Jesus interpela seus discípulos:   “sois o sal da terra, sois a luz do mundo”      ( Mt 5, 13-14).
Apresenta, também,  orientações da Doutrina Social da Igreja  que devem inspirar    cristãos e cristãs  na atuação  política e  retoma a declaração do Papa Paulo  VI, na Encíclica Octogesima Adveniens: A política é uma maneira exigente  - se bem que não seja a única – de viver o compromisso cristão ao serviço dos outros.
Mas, não basta refletir. É preciso assumir compromissos: mesmo que sejam  pequenas ações,  a atuação no local de trabalho, com os vizinhos,  na escola, no posto de saúde, nos momentos de lazer,  todos e todas tem o que fazer e devem  aproveitar este momento das eleições municipais para estudar a realidade, favorecendo, com sua atuação,   a construção de uma cidade que promova vida digna.
No Agir, a cartilha retoma a palavra dos Bispos no Documento de Aparecida e  insiste:  cristãos e cristãs  precisam  discernir os sinais dos tempos e, sob a força do Espírito Santo, se “colocar a serviço do Reino anunciado por Jesus, que veio para  que todos tenham vida e para que a  tenham  em abundância”.
Entre os  temas  refletidos destacamos: Agir coletivamente; Formar para a participação; Conscientizar para o voto cidadão; Não deixar o(a) eleito(a) só; Pensar um projeto para a cidade;  Pensar no Brasil e na Terra; Construir a sociedade do Bem Viver;
Todos os temas podem ser transformados em cartazes, banners e folhetos e  divulgados na comunidade.
Encomende,  hoje mesmo, um número suficiente  de exemplares da cartilha: Eleições Municipais 2012: Cidadania e Democracia e  inicie o trabalho de preparação da comunidade para as eleições. As cartilhas foram impressas pelo Centro de Pastoral Popular  e podem ser encomendadas pelo telefone: 0800 703 83 53 ou pelo endereço eletrônico: cpp@cpp.com.br.
Lembre – se do poeta: quem sabe faz a hora, não espera acontecer!
As comunidades não podem ser utilizadas como currais eleitorais: precisam ter  a possibilidade de crescer na consciência cidadã e formadas para  a cidadania ativa. 

*Coordenadora da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo
Programa Exibido na Rádio 9 de julho em 20/07/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário