sexta-feira, 26 de julho de 2013

A Pastoral Fé e Política saúda carinhosamente a todos os avós



Márcia Castro*

A Pastoral Fé e Política tem conversado com você, ouvinte da Rádio 9 de Julho, sobre a importância de estar presente na revisão participativa do Plano Diretor Estratégico (PDE) da cidade. Neste sábado serão realizadas as últimas audiências nas Subprefeituras Butantã (CEU Butantã Av. Engenheiro Heitor Antonio Eiras Garcia, 1870. Jdm Esmeralda), Lapa (Faculdades Rio Branco Av. Maria José de Faria, 111), Pinheiros (Colégio Dante Alighieri Alameda Jaú, 1061) e (Uninove Vergueiro Rua Vergueiro, 235/249) a partir das 9 horas.   

Você e sua comunidade podem dar sua contribuição para a construção de uma São Paulo melhor nas oficinas de propostas e  também podem ser enviadas na seção 
PARTICIPE da plataforma Gestão Urbana SP com o preenchimento do formulário online.

Esse site tem uma ferramenta que é o Mapeamento Colaborativo. Onde, no próprio mapa da cidade, os cidadãos apontam o que está bom e o que precisa melhorar. Permite então ajudar a cidade de São Paulo propondo ideias ao processo de revisão do Plano Diretor Estratégico.

Encerram-se agora em julho a 2a e 3a etapas de revisão do PDE, ou seja, ouvir as propostas da população e sistematizá-las. As diversas audiências realizadas estão disponíveis no site Gestão Urbana, onde estão listados os participantes de cada audiência e as propostas.  A 4ª Etapa será a devolutiva em relação às propostas e contribuições levantadas e discutir a minuta do Projeto de Lei.

Quero fazer uma saudação especial a todos os ouvintes da Rádio 9 de julho que são avós, pois hoje é o dia dos avós. Nesta semana especial em que temos a companhia no Papa Francisco aqui no Brasil, ele veio em missão de encontrar os jovens, mas fez vários pronunciamentos em relação aos idosos. No voo rumo ao Brasil, em conversa com jornalistas, ele condenou a cultura da rejeição em relação aos idosos na sociedade moderna. Declarou que a sociedade " necessita da sabedoria dos idosos". Disse o Papa "Minha viagem tem como objetivo estimular os jovens para que se integrem ao tecido social, com os idosos", assim como se deve evitar "isolar os jovens", também é preciso condenar "a cultura da rejeição aos idosos". Um povo vai em frente com os dois (jovens e idosos). As pessoas idosas têm a sabedoria, a história, a pátria, a família. Todos necessitam disso — acrescentou.
Na primeira homilia, em Aparecida, o Papa Francisco chamou a atenção para três aspectos que se aplicam a todos e também aos avós. Em primeiro lugar “nunca percamos a esperança!”. “Deus é a nossa esperança”. Lembrou que muitas pessoas vivem a solidão e tem uma sensação de vazio, mas é preciso que ninguém desanime: “sejamos luzeiros da esperança”, conclamou o Papa.
A segunda atitude é cada pessoa se deixar surpreender por Deus. “Quem é homem e mulher de esperança, sabe que, mesmo em meio a dificuldades, Deus está atento e nos surpreende”. Papa Francisco lembrou que a própria história da imagem de Aparecida é uma bela ilustração das surpresas de Deus. Ninguém poderia imaginar que de uma pesca no Rio Paraíba, viria a mensagem de que o Brasil inteiro tem uma mãe.
A terceira e última atitude escolhida pelo Papa é “viver na alegria”. “O cristão é alegre, nunca está triste. Deus nos acompanha. Temos uma mãe que sempre intercede pela vida de seus filhos”. Jesus mostra a face de um Pai que ama e, por isso, o cristão não pode ter o rosto de quem está em constante estado de luto. Pediu que todos se deixassem contagiar pela alegria de Cristo e concluiu: “viemos bater na casa de Maria. Ela nos abriu, fez nos entrar e nos aponta seu filho e, agora, ela nos diz: ‘Fazei o que ele disser’. O Papa responde a esse apelo dizendo que todos devem fazer o que Cristo disser na esperança, cheios das surpresas de Deus e na alegria.
 A Pastoral Fé e Política saúda carinhosamente a todos os avós.
*Membro da Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo.

Programa exibido na Rádio 9 de Julho em 26/07/2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário