terça-feira, 13 de março de 2012

Proposta para a Campanha da Fraternidade 2012 Teatro

Waldemar Rossi*

Texto para a peça de teatro sobre a CF 2012


JORNALEIRO:Extra! Extra: ex-Presidente da República está com grave problema de saúde. Detectado câncer na laringe!
Brasília, Urgente: Ex-presidente vai a São Paulo a procura do melhor hospital e dos melhores médicos para a cura de sua doença e é prontamente atendido no Hospital Sírio Libanês!
São Paulo, Urgente: Ex-presidente já se submete às primeiras aplicações de quimioterapia no mesmo hospital em que está internado.
NARRADOR: Depois de dois meses...
Ultimas notícias: Médicos afirmam que a descoberta rápida da doença e o pronto atendimento foram os fatores principais da cura do ex-presidente.
NARRADOR:Enquanto isso, num bairro afastado do centro...
Casal:deitados: Homem dormindo e mulher inquieta, gemendo. (quando não aguenta mais, sacode o marido) (mais fácil será o casal apenas ensaiar e outro casal ler no microfone)
Mulher:Acorda homem!, Acorda! Estou com muita dor.
Homem, (ainda sonolento): O que? O que foi? Onde estou?
Mulher,(impaciente): Precisamos ir ao hospital. Estou com muita dor
H:(assustado): Agora? Às 3 da madrugada?
M: Se não formos agora não pegaremos a senha. E, se não tiver senha, adeus consulta!
H:Mas, já tentamos tantas vezes, e nada!
M: Eu sei meu velho, mas não tô aguentando mais. A dor continua aumentando...
H(resignado) Tá bom. Vamos lá, agora, então!
NARRADOR:Depois de três horas de fila, aguardando o portão abrir, eles conseguem uma das últimas senhas. Muita gente que estava na fila, infelizmente, não com a senha e teve que volta para casa sem o atendimento necessário. Ou então, tentar a sorte em outro posto de atendimento.
M (preocupada): Só falta a gente cair com aquele médico que não deixa a gente falar, e nem olha na nossa cara...!
H (esperançoso): Tomara que não caia com ele...
NARRADOR: Depois de 3 horas na espera do atendimento, finalmente o casal é chamado.
MÉDICO (com cara de cansaço): Número 26...
CASAL: Bom dia, Dr.
MÉDICO (Ignorando o cumprimento): Qual é o problema?
M (com ar de sofrida): Tenho muita dor aqui na garganta!
MÉDICO: Não poso fazer nada sem ter resultados de exames que a senhora precisa fazer
M: Mas, Dr., isso vai demorar, e eu não sei se vou aguentar até conseguir marcar os exames...
MÉDICO(meio irritado): Minha senhora, eu não crio as regras, sem exames, não tem remédios nem internação.
H: Dr. Ela está sofrendo muito e tá difícil chegar cedinho pra conseguir consulta!
MÉDICO(mais irritado ainda): Que culpa tenho eu?Infelizmente é assim que isto aqui funciona. (e despacha os dois, depois de entregar guias para os exames)
NARRADOR:Sem alternativa, o casal se retira cabisbaixo, enquanto vai dialogando:
H: Mesmo com alguma esperança, eu não tava acreditando...
M: E a dor vai aumentar cada dia mais
H: Amanhã mesmo vou tentar agendar os exames.
M: É, mas você sabe que vai demorar uns três meses. Ainda vou ter que ir em algum lugar pra colher material pra exames de laboratório.
H:Deixa eu ver as guias: hum! Exames de sangue, RX do tórax, ultrassom... Xiii, vai demorar um tempão!
NARRADOR: O Casal sai do hospital sem nenhumaesperança. É o próprio retrato do desespero.... Enquanto o caso semelhante do ex-presidente foi solucionado rapidinho, o caso desta senhora resta esperar e torcer para que consiga fazer logo tudo o que precisa, a tempo de sobreviver...
Até quando permanecerá essa diferença, em que alguns têm o justo e rápido atendimento e os trabalhadores passam por tanto sofrimento? O que podemos e precisamos fazer?
É isto que a Igreja nos convida a responder com a Campanha da Fraternidade deste ano. E isto estamos buscando responder em nossa comunidade, para que: A SAÚDE SE DIFUNDA SOBRE A TERRA... Para todos, e não apenas para alguns privilegiados.

*Metalúrgico aposentado e coordenador da Pastoral Operária da Arquidiocese de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário