quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Sub-Regional do CNLB de Assis/SP participou do XVIII Encontro Ecumênico

* Reinaldo Oliveira


Campos de Jordão/SP sediou de 23 a 25 de agosto o XVIII Encontro Ecumênico, que contou com a participação de pessoas de diversas expressões religiosas. Neste ano, o Encontro contou com a participação de representantes do Sub-Regional do Conselho Nacional do Laicato do Brasil, de Assis/SP, através do coordenador da Sub-Região Botucatu – José Aparecido dos Santos e do coordenador de Pastoral da Diocese de Assis – padre Sérgio Henrique da Silva.
Antecedendo este evento, o José Aparecido dos Santos e o Roberto da Silva – do Sub-Regional do CNLB de Assis, que já há 4 anos fazem parte do Grupo de Convivência Cristão de Assis e Região, participaram da Semana de Unidade Cristã, que foi realizada de 12 a 19 de maio, no Teatro Municipal de Assis, com uma programação toda voltada ao ecumenismo e foi encerrada com a celebração do Louvor Ecumênico.
O XVIII Encontro teve como tema “Fé Abraâmica em Diálogo: Judeus, Cristãos e Mulçumanos – Documento Concílio Vaticano II Nostra Aetate”, que diz:
“Não podemos, na verdade, invocar a Deus como Pai de todos, se recusarmos o tratamento fraterno a certos homens, criado também à imagem de Deus. A relação do homem para com Deus Pai e a relação do homem para com os homens irmãos de tal modo se interligam que a Escritura chega a firmar: quem não ama, não conhece a Deus (.5NA). O Encontro teve a coordenação geral do Cônego José Bison e responsabilidade geral de Dom Julio Akamine – bispo referencial do CNLB-SUL 1.
Um ciclo de palestras foi ministrado aos participantes;
- Declaração Conciliar Nostra Aetate, com assessorias do Cônego Bison e do Reverendo José Carlos Volpato.
- Palestra e Diálogo sobre o Judaísmo, com o Rabino da Comunidade Judaica Raul Meyer.
- Palestra e Diálogo sobre o Islamismo com o Sheik Hossam Ahmad El Boustani.
- Palestra e Diálogos-Desafios e Perspectivas para o Diálogo Ecumênico com o Pastor Wirth – da IECLB e pelo padre Marcial Maçaneiro.   
Após as palestras aconteceram ricos e proveitosos trabalhos de grupos, sob o foco das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, para favorecer e fortalecer o diálogo ecumênico, com assessoria do Reverendo José Carlos Volpato.
José Aparecido dos Santos solicitou espaço para falar sobre a Reforma Política, expondo vários projetos que estão em discussão pelo País. Frisou a necessidade de enquanto cidadãos/ãs, cristãos/ãs, comunidades judaica e islâmica na busca do bem comum, refletissem sobre este compromisso social. Neste sentido, distribuiu aos participantes do Encontro um texto do coordenador da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma política – José Antonio Moroni. (* Da Comissão de Comunicação do CNLB-SUL1)


Nenhum comentário:

Postar um comentário