segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Juventude

Filipe Thomaz*

Na sociedade atual, os jovens são um grupo extremamente vulnerável por diversos motivos, como por exemplo: violência, competitividade excessiva e dificuldade para ingressar com dignidade no mercado de trabalho, facilidade para entrar no mundo das drogas, aumento exagerado no custo de vida, entre outros.
 A Igreja está atenta aos problemas que agridem a todos nós e, com o propósito de desempenhar sua missão profética no mundo, promoveu a Campanha da Fraternidade de 2013, cujo tema é  "Fraternidade e Juventude" e o lema "Eis-me aqui, envia-me!".  A Campanha tem como um de seus principais objetivos chamar a atenção para a situação do jovem atualmente, e evidencia claramente que sua  capacidade de contribuir para um mundo melhor não pode ser reprimida e nem subestimada, mas, muito pelo contrário, precisa ser incentivada. Para que isso seja possível, é essencial estar próximo para ouvi-los. É preciso entender suas necessidades, e estimular sua participação na construção de uma sociedade mais justa.
Jesus Cristo deixou a seus apóstolos a missão de levar a boa nova a todos os cantos do mundo. Hoje, os apóstolos somos todos nós, sem excluir ninguém, e o protagonismo dos jovens não pode ser ignorado.  O jovem precisa se sentir responsável e ter consciência de seu enorme potencial e responsabilidade em transformações sociais importantíssimas, tanto para agora como para as futuras gerações. Eles têm muito a contribuir e seus direitos precisam ser respeitados. Podemos ver no linkhttp://pastoralfp.blogspot.com.br/2013/07/papo-com-os-jovens-nas-subprefeituras.html um bom exemplo de aproximação com o poder público. Essa aproximação está perfeitamente de acordo com as propostas da Campanha da Fraternidade.  
O diálogo com o poder público está sempre associado à cobrança por melhores serviços públicos, uma questão que nos últimos tempos tem deixado muito a desejar no Brasil. Vale lembrar que diversas das Campanhas da Fraternidade também tratam de temas diretamente relacionados à necessidade de reivindicarmos serviços públicos dignos, como, por exemplo:
1981: tema - "Saúde e Fraternidade"; lema - "Saúde para todos"
1982: tema - "Educação e Fraternidade"; lema - "A verdade vos libertará"
1983: tema - "Fraternidade e Violência"; lema - "Fraternidade sim, violência não"
1992: tema - "Fraternidade e Juventude"; lema - "Juventude - caminho aberto"
2009: tema - "Fraternidade e Segurança Pública"; lema - "A Paz é fruto da Justiça"
2012: tema - "
Fraternidade e saúde pública"; lema - "Que a saúde se difunda sobre a terra!"
Jamais podemos nos esquecer que participar da construção de um mundo mais humano é ao mesmo tempo um dever e um direito de todas as pessoas.

*Membro da Pastoral Fé e Política

Nenhum comentário:

Postar um comentário